Acessibilidade

O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações. Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.

Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico). O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.

No portal institucional do Poder Judiciário catarinense há alguns atalhos de navegação padronizados. E outros já estão sendo implementados para serem, em breve, agregados ao portal.

Pular para o conteúdo
Clique na barra do topo do portal e pressione a tecla TAB para que seja apresentado o atalho de "Pular para o conteúdo". O elemento se torna visível uma vez que estiver em foco (para usuários com visão de teclado).

Alterar o tamanho da fonte
Pressione conjuntamente as teclas CTRL e + para aumentar a fonte, CTRL e - para diminui-la.

Navegar entre os links
Utilize a tecla TAB (o site esta formatado para realçar links, campos de preenchimento de dados e botões que estão ativos).

Leis e decretos sobre acessibilidade

Seguem links para arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.