Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI)

Diretor: Cassiano Reis

(48) 3287-2300
Rua Presidente Coutinho, n. 232, Centro, Florianópolis/SC, CEP 88015-230

A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) tem como atribuições a definição de estratégias e políticas para o uso da TI, no âmbito do Poder Judiciário catarinense, de modo a assegurar o alinhamento de TI com as demandas internas e externas; a segurança das informações e a atualização tecnológica.

Compete ainda à DTI a gestão das divisões de pesquisa, desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias de informação; de manutenção de sistemas, equipamentos e canais de comunicação, disseminação do conhecimento sobre a utilização da informática e prestação de suporte em todas as unidades organizacionais do PJSC.

Assessoria Técnica
Rua Presidente Coutinho, n. 232, 9º andar, Centro, Florianópolis/SC, CEP 88015-230
Atribuições: Presta consultoria e exerce assessoramento técnico, jurídico e administrativo às ações relacionadas ao planejamento, organização e execução de projetos e implantação de soluções de TI; elabora estudos e pareceres; instrui processos diversos; atua na gestão de orçamento, licitações e contratos no âmbito do Judiciário catarinense.
Assessores
Itacir Carlos Fabris
(48) 3287-2303
 
Marcos Fernandes Pereira Raccioppi
(48) 3287-2305
 
Renato Chierighini
(48) 3287-2304
 
Rinaldo Celson Feldmann Filho
Secretaria de Assuntos Específicos
(48) 3287-2308
Rua Presidente Coutinho, n. 232, 9º andar, Centro, Florianópolis/SC, CEP 88015-230
Secretária: Marlow Forte de Souza
Atribuições: recepciona pessoas; atende telefone; recebe, protocola e distribui processos, correspondências, documentos e materiais; efetua e controla o arquivamento de documentos em geral; elabora e mantém atualizados os contatos telefônicos, execução e controle do sistema de bens patrimoniais da DTI; e outras atividades correlatas.
Divisão de Administração de Dados
(48) 3287-2290
Rua Presidente Coutinho, n. 232, 6º andar, Centro, Florianópolis/SC, CEP 88015-230
Chefe de Divisão: Carlos Henrique Righetto Moreira
Atribuições: prover a infraestrutura tecnológica física e lógica necessária à execução dos serviços de Tecnologia da Informação disponibilizados ao público interno e externo. A infraestrutura física compreende os ativos de tecnologia localizados no datacenter, como os servidores, os sistemas de armazenamento e de backup. A infraestrutura lógica compreende as bases de dados, os servidores de aplicação e de negócio e a infraestrutura de virtualização. 
 
Seção de Banco de Dados
(48) 3287-2293
Rua Presidente Coutinho, n. 232, 6º andar, Centro, Florianópolis/SC, CEP 88015-230
Chefe de Seção: Fernando Simon
Atribuições: responsável por administrar as bases de dados do Poder Judiciário. Entre as bases de dados do Processo Eletrônico de Primeiro e Segunda Graus, da Folha de Pagamento e do Portal. Entre as principais atividades estão a manutenção diária das bases, o apoio às demais equipes de TI, e a segurança da informação.
 
Seção de Sistemas Operacionais
(48) 3287-2297
Rua Presidente Coutinho, n. 232, 6º andar, Centro, Florianópolis/SC, CEP 88015-230
Chefe de Seção: Marcos Antônio Wozniak
Atribuições: responsável por administrar os servidores de aplicação do Poder Judiciário. Entre eles estão os servidores de aplicação do Processo Eletrônico de Primeiro e Segundo Graus, os servidores de todos os sistemas internos e do Portal.
 
Seção de Servidores de Rede
(48) 3287-2291
Rua Presidente Coutinho, n. 232, 6º andar, Centro, Florianópolis/SC, CEP 88015-230
Chefe de Seção: Valmir Jacinto de Matos
Atribuições: responsável por administrar o datacenter do Poder Judiciário. O datacenter é o ambiente seguro onde estão localizados os servidores físicos que hospedam as bases de dados e os servidores de aplicação, bem como os sistemas de armazenamento e backup.
Divisão de Equipamentos de Informática
(48) 3287-2311
Rua Presidente Coutinho, n. 232, 9º andar, Centro, Florianópolis/SC, CEP 88015-230
Chefe de Divisão: Rafael Severo Roman
Atribuições: Planejar, projetar, implantar e manter todos ativos de tecnologia da Informação destinados aos usuários internos e externos, compreendendo atividades judicantes e administrativas que utilizem equipamentos e itens de informática na execução direta de suas atividades. Buscar atualização das melhores práticas e soluções tecnológicas no mercado de computacão, impressão, digitalização, conexão e todos os demais itens inseridos na estrutura do parque tecnológico do Poder Judiciário de Santa Catarina. Apoiar as alterações de mudanças físicas de todos setores do Tribunal de Justiça e acompanhar as atividades de instalação e manutenção executadas pelos Técnicos de Suporte em Informática no Estado. Instruir e acompanhar processo licitatório de aquisições de bens de TI seguindo as diretrizes do Conselho Nacional de justiça. Elaborar junto ao corpo técnico de TI, manuais, procedimentos e rotinas a manter o funcionamento da estrutura de informática no Tribunal de Justiça e Comarcas. Atuar na fiscalização dos contratos dos bens de TI doados pelo Conselho Nacional de Justiça. Planejar e implantar políticas de atualização de Sistemas Operacionais e aplicativos instalados nos computadores, notebooks, smartphones, tablets. Realizar e revisar especificações de Ativos de TI a serem adquiridos. Elaborar Documentos de Oficialização de Demandas, Estudos Técnicos Preliminares e  Projetos Básicos.
 
Seção de Suporte às Comarcas
(48) 3287-2322
 
Chefe de Seção: Liomar Viana
Atribuições: Executar manutenção corretiva e preventiva nos equipamentos de informática impossibilitados de recuperação em todas as Comarcas e TJSC. Realizar separação e individualização de todos os bens para procedimento de baixa e inutilização.  Instruir processo administrativo com laudo técnico para baixa e doação de bens. Realizar descarte de lixo eletrônico conforme diretrizes da Secretaria de Gestão Socioambiental. Manter estoque e guarda de ativos de TI para redistribuição, doação ou baixa, após análise da Seção de Controle Patrimonial de Informática. Controle de saída de reciclável.
 
Seção de Distribuição de Peças e Equipamentos
(48) 3287-2327
Rua Presidente Coutinho, n. 232, 9º andar, Centro, Florianópolis/SC, CEP 88015-230
Chefe de Seção: Elusa Aparecida Beal
Atribuições: Distribuir equipamentos de informática em substituição, reposição em assistência técnica, novos postos de trabalho. Executar e acompanhar abertura de chamados de todo acervo tecnológico em garantia contratual. Administrar estoque de equipamentos, periféricos, suprimentos de impressão, digitalização. Distribuir e gerenciar peças e componentes necessários para manutenção periódica de todos equipamentos. Providenciar orçamentos para compra de peças. Pesquisar no mercado preços. Manter atualizada tabela de garantia dos equipamentos de informática; Elaborar relatórios de distribuição de Ativos seja antes ou após a distribuição; Executar controle estatístico da ocorrência de problemas em equipamentos do Poder Judiciário, visando orientar futuras aquisições e distribuições.
 
Seção de Controle Patrimonial de Informática
(48) 3287-2320
Rua Presidente Coutinho, n. 232, 9º andar, Centro, Florianópolis/SC, CEP 88015-230
Chefe de Seção: Ester Pereira
Atribuições: Controlar e ajustar a lotação física de todos ativos de TI. Realizar pareceres nos processos de baixa de equipamentos e providenciar documentação necessária para instrução do processo. Orientar Chefes de Secretaria e Técnicos de Suporte em Informática a executar procedimento de remessa de bens ao depósito da Diretoria de Tecnologia da Informação. Realizar anualmente com apoio dos Técnicos de Suporte em Informática inventário de todo acervo de bens de TI e o respectivo ajuste no sistema de patrimônio. Efetuar a triagem dos equipamentos recebidos de todas as comarcas e TJ, dando a destinação de cada bem; Registro das movimentações patrimoniais no sistema de transferências. Regularizações, com alterações número de séries, plaquetas, reversões, comunicações à Divisão de Patrimônio. Cadastramento de impressoras no Sistema TAR.
 
Seção de Atendimento ao Usuário
(48) 3287-2337
Rua Presidente Coutinho, n. 232, Centro, Florianópolis/SC, CEP 88015-230
Chefe de Seção: Cristian Pamplona Weber
 
Seção de Manutenção e Configuração
(48) 3287-2390
Rua Presidente Coutinho, n. 232, Centro, Florianópolis/SC, CEP 88015-230
Chefe de Seção: Adriano Osório
Atribuições: Realizar atendimento dos chamados técnicos de todos Gabinetes de Desembargadores, Diretoria-Geral Administrativa, Diretoria-Geral Judiciária, Diretoria de Documentação e Informações, Assessoria de Planejamento, Gabinete da Presidência, Casa Militar, Tribunal Pleno e Salas de sessões. Planejar, projetar, implantar cronograma de manutenções preventivas e corretivas. Acompanhar atendimento da assistência técnica de equipamentos em garantia.
Divisão de Gestão do Conhecimento
(48) 3287-2360
Rua Presidente Coutinho, n. 232, sala 601, Centro, Florianópolis/SC, CEP 88015-230
Chefe de Divisão: Susi Meire Fátima Carvalho
Atribuições: prover ferramentas de Tecnologia da Informação para apoio à gestão do conhecimento no Poder Judiciário de Santa Catarina.  Elaborar, gerenciar e executar projetos com o objetivo de prover soluções computacionais adequadas ao PJSC com ênfase em gestão de documentos eletrônicos, gestão de conteúdo web, suporte ao ensino a distância, gestão acadêmica e integração com outros órgãos públicos.
 
Seção de Administração do Portal Web
(48) 3287-2369
Rua Presidente Coutinho, n. 232, sala 601, Centro, Florianópolis/SC, CEP 88015-230
Chefe de Seção: Fernando Soares
Atribuições: administrar o portal web do PJSC mantendo o ambiente em níveis adequados de segurança e disponibilidade. Prover ferramentas que facilitem publicação e gestão do conteúdo disponibilizado nos portais do PJSC. Prover ferramentas computacionais para a publicação de material de divulgação de campanhas institucionais.
 
Seção de Gestão de Informações Corporativas
(48) 3287-2365
Rua Presidente Coutinho, n. 232, sala 601, Centro, Florianópolis/SC, CEP 88015-230
Chefe de Seção: Daniel Moro de Andrade
Atribuições: facilitar a gestão da informação no Poder Judiciário de Santa Catarina por meio de sistemas computacionais que permitam: a) a manipulação e o acesso a grandes bases de dados; b) apoiar o processo decisório; c) armazenar e buscar documentos diversos e d) dar transparência às ações da instituição.
 
Seção de Integração com Sistemas Externos
(48) 3287-2366
Rua Presidente Coutinho, n. 232, sala 601, Centro, Florianópolis/SC, CEP 88015-230
Chefe de Seção: Glauco Israel Rebello Bondan
Atribuições: promover a integração de sistemas computacionais visando a troca de informações judiciais e administrativas com órgãos externos ao PJSC.
 
Seção de Suporte ao Ensino a Distância
(48) 3287-2363
Rua Presidente Coutinho, n. 232, sala 601, Centro, Florianópolis/SC, CEP 88015-230
Chefe de Seção: Neusa do Espírito Santo Costa Buss
Atribuições: administrar o Ambiente Virtual de Aprendizagem da Academia Judicial mantendo o ambiente atualizado, seguro e configurado adequadamente para a execução de cursos a distância. Dar suporte aos participantes de cursos a distância. Prover sistemas computacionais para gestão acadêmica.
Divisão de Redes de Comunicação
(48) 3287-2270
Rua Presidente Coutinho, n. 232, 5º andar, Centro, Florianópolis/SC, CEP 88015-230
Chefe de Divisão: André Luiz Dal Grande
Atribuições: planejar, projetar, implantar e manter a rede lógica do PJSC, os Serviços de Rede e os equipamentos de Acesso, Distribuição e do Core que compõem a rede de comunicação de dados do PJSC. Planejar e desenvolver projetos de infraestrutura que visam melhorar a segurança e o desempenho dos serviços da rede de comunicação de dados.  Desenvolver ações para a melhoria continua da segurança dos serviços e sistemas do PJSC. Planejar, projetar, implantar e manter os serviços de comunicação através da telefonia convencional, telefonia IP, telefonia celular, vídeo conferência e ADSL.
 
Seção de Administração de Redes
(48) 3287-2263
Rua Presidente Coutinho, n. 232, 5º andar, Centro, Florianópolis/SC, CEP 88015-230
Chefe de Seção: Janine Münch Scavone
Atribuições: responsável por planejar, projetar, implantar, manter e monitorar a rede lógica do PJSC, os Serviços de Rede e os equipamentos de Acesso, Distribuição e do Core que compõem a rede de comunicação de dados. Responsável pela contratação, monitoramento de falhas e controle das faturas dos links de dados que interligam as unidades do PJSC e também pelo link provedor de internet. Elaboração de análises de tráfego de rede que permitam esclarecer problemas da queda no desempenho da rede de comunicação de dados ou de aplicações do PJSC.
 
Seção de Sistemas de Proteção
(48) 3287-2266
Rua Presidente Coutinho, n. 232, 5º andar, Centro, Florianópolis/SC, CEP 88015-230
Chefe de Seção: Gustavo Dagostin da Silva
Atribuições: pesquisar e implementar sistemas de segurança, com o objetivo de preservar a disponibilidade, integridade e o sigilo das informações que trafegam na rede de computadores do Poder Judiciário Catarinense.
 
Seção de Dispositivos de Comunicação
(48) 3287-7908
Rua Presidente Coutinho, n. 232, 5º andar, Centro, Florianópolis/SC, CEP 88015-230
Chefe de Seção: Débora Comochina
Atribuições: responsável por controlar, fiscalizar e gerenciar a execução dos contratos referentes aos serviços de ADSL, conexão móvel e telefonia celular. As atividades diárias contemplam registro e controle de todas as linhas, atendimento aos usuários e conferência de faturas com respectivo parecer para pagamento. Gerir o funcionamento dos equipamentos de telecomunicações nos aspectos de controle, acesso, configuração, operação e manutenção; prestar suporte técnico a usuários da telefonia móvel, ADSL e internet móvel. As demais atividades relacionadas, como estratégia de contratação e revisão das resoluções que regem os serviços também são de responsabilidade desta Seção.
 
Seção de Telefonia
(48) 3287-2274
Rua Presidente Coutinho, n. 232, 5º andar, Centro, Florianópolis/SC, CEP 88015-230
Chefe de Seção: Manoel Luiz Gonçalves
Atribuições: prover a comunicação de voz através da telefonia fixa, mantendo, configurando e implantando as centrais telefônicas no PJSC. Atua na criação de novos ramais e configuração de periféricos. Liberação de senha telefônica a serviço, administração e controle do sistema de bilhetagem e tarifação, com a emissão de relatórios de desconto de ligações particulares. Configuração e manutenção do sistema Intimafone.  Análise e validação das contas de telefonia fixa, administração dos contratos de telefonia fixa com operadora e de consultoria do sistema Asterisk (VoIP). Prestar suporte técnico a usuários da telefonia fixa; atualizar os softwares de tarifação no tocante a reajustes de tarifas telefônicas, cadastros de novos DDDs e DDIs, números especiais e outros; acompanhar os dados relativos às ligações feitas por meio das centrais telefônicas; acompanhar o uso racional dos ramais das centrais telefônicas; e executar outras atividades correlatas.
Divisão de Sistemas Administrativos
(48) 3287-2222
Rua Presidente Coutinho, n. 232, 5º andar,Centro, Florianópolis/SC, CEP 88015-230
Chefe de Divisão: Marcos César Perepelícia
 
Seção de Apoio ao Desenvolvimento de Sistemas
(48) 3287-2210
Rua Presidente Coutinho, n. 232, 7º andar, Centro, Florianópolis/SC, CEP 88015-230
Chefe de Seção: Rafael Simões Vieira Guimarães
 
Seção de Sistemas de Aquisição e Finanças
(48) 3287-7931
Rua Presidente Coutinho, n. 232, 7º andar, Centro, Florianópolis/SC, CEP 88015-230
Chefe de Seção: Milton Antônio Lazzaris Junior
 
Seção de Sistemas de Controle Judicial e Extrajudicial
(48) 3287-2221
Rua Presidente Coutinho, n. 232, 7º andar, Centro, Florianópolis/SC, CEP 88015-230
Chefe de Seção: Guilherme Arioli
 
Seção de Sistemas de Suporte Administrativo
(48) 3287-2225
Rua Presidente Coutinho, n. 232, 7º andar, Centro, Florianópolis/SC, CEP 88015-230
Chefe de Seção: Fernanda Oviedo Bizarro
Divisão de Sistemas Judiciais
(48) 3287-2387 / (48) 3287-2244
Rua Presidente Coutinho, n. 232, 8º andar, Centro, Florianópolis/SC, CEP 88015-230
Chefe de Divisão: Patrick Padilha
Atribuições: gerir os sistemas que compõem a solução para todo o jurisdicionado. Coordenar a análise, o projeto, o desenvolvimento, a implantação e a manutenção preventiva e corretiva dos Sistemas de Automação do Judiciário, com análise e diagnóstico das necessidades do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Turmas Recursais e demais entidades conveniadas, para assegurar a efetividade na prestação jurisdicional, Comarcas do Tribunal de Justiça de Santa Catarina e demais entidades conveniadas para assegurar a efetividade na prestação jurisdicional.
 
Seção de Implantação de Sistemas de Primeiro Grau
(48) 3287-2244
Rua Presidente Coutinho, n. 232, 8º andar, Centro, Florianópolis/SC, CEP 88015-230
Chefe de Seção: Melissa Pereira de Castro
Atribuições: realizar a gestão dos serviços de manutenção corretiva contratados para o Sistema SAJ/PG5. Coordenar a execução da homologação das versões de correção do Sistema. Aprimorar e desenvolver o portal de serviços e-SAJ. Prestar suporte de 2º nível referentes ao Primeiro Grau de Jurisdição  e à Corregedoria Geral de Justiça - CGJ. Desenvolvimento e gestão do portal e-Saj. Coordenação do retorno às comarcas integrantes do Projeto IPEPG. Elaboração e divulgação de manuais e procedimentos relacionados a utilização do Saj/PG5.
 
Seção de Modelagem de Processos de Primeiro Grau
(48) 3287-2243
Rua Presidente Coutinho, n. 232, 8º andar, Centro, Florianópolis/SC, CEP 88015-230
Chefe de Seção: Taciana Charline Martendal
Atribuições: realizar a gestão dos serviços de manutenção evolutiva contratados para o Sistema SAJ/PG5. Realizar a especificação de novas funcionalidades e novos módulos. Analisar e propor a readequação dos sistemas em virtude das alterações legislativas e de resoluções, além das sugestões e necessidades dos usuários. Elaboração e divulgação de procedimentos relativos as novas funcionalidades do Sistema. Coordenar a homologação das novas versões de novidades do Sistema. Desenvolver testes automatizados para o Sistema.
 
Seção de Implantação de Sistemas de Segundo Grau
(48) 3287-2386
Rua Presidente Coutinho, n. 232, 8º andar, Centro, Florianópolis/SC, CEP 88015-230
Chefe de Seção: Eulésia de Souza
Atribuições: testar, homologar e aprovar as novas versões dos Sistemas de Automação do Judiciário disponibilizadas; elaborar relatórios de novidades de versão; instalar sistemas no TJSC e Turmas Recursais; atuar no planejamento e coordenação das implantações dos sistemas; homologar a implantação; prestar suporte de 2º nível ao TJSC, Turmas Recursais e entidades conveniadas; capacitar servidores do TJSC e Turmas Recursais nos Sistemas de Automação do Judiciário.
 
Seção de Modelagem de Processos de Segundo Grau
(48) 3287-2380
Rua Presidente Coutinho, n. 232, 8º andar, Centro, Florianópolis/SC, CEP 88015-230
Chefe de Seção: Ramila Rossa
Atribuições: definir novos módulos do sistema; analisar e propor a readequação dos sistemas, em virtude das alterações legislativas externas e internas, e das necessidades dos usuários; avaliar os recursos e as novas funcionalidades disponibilizadas no sistema; analisar as sugestões de melhorias e de priorização das implementações e ajustes nos sistemas.