Apresentação

Apropriando-se da definição da Ciência da Administração que gerir é planejar, organizar, dirigir e controlar, e considerando-se estratégia como sendo a aplicação do conjunto de recursos necessários para que uma Organização alcance seus objetivos, pode-se afirmar que, por meio de uma gestão estratégica, é possível planejar o estado futuro que se almeja, estabelecer e monitorar as ações necessárias, permitindo também, conhecer e acompanhar a performance da Organização.

A gestão estratégica corresponde a um modelo de gestão organizacional com foco em ações estratégicas. Para tanto, utiliza-se de métodos, técnicas e ferramentas de gestão e de avaliação de desempenho para operacionalizar a estratégia organizacional, ao mesmo tempo que, por meio do acompanhamento das atividades da Organização, fornece informações para a tomada de decisões. Dessa forma promove a melhoria do desempenho organizacional, a qual objetiva o atendimento das expectativas e necessidades de seus clientes, externos e internos.

Dentro do PJSC, a área responsável pela Gestão Estratégica - Assessoria de Planejamento, divide-se em quatros núcleos distintos: Gestão de Projetos, Gestão de Processos, Gestão do Conhecimento e Planejamento Estratégico.

Cadeia de Valor

Competências Organizacionais