Educação ambiental

A educação ambiental é o processo pelo qual são desenvolvidos os valores, os conhecimentos e as habilidades voltadas à proteção do meio ambiente, a partir da compreensão de que o ser humano é um elemento da natureza e com ela precisa relacionar-se harmoniosamente para a sadia qualidade de vida das atuais e futuras gerações.

A educação ambiental desenvolvida nas instituições é direcionada para a gestão ambiental que, por sua vez, é um sistema composto por planejamento, ações e resultados. Por isso, é chamada de educação para a gestão ambiental.

O sucesso da educação para a gestão ambiental depende da incorporação de novos conceitos e do desenvolvimento de ações individuais e coletivas de maneira a criar condições e oportunidades para a participação e a colaboração de todos na formulação das políticas ambientais e na execução dos projetos dedicados ao tema.

A coleta seletiva é o primeiro passo no contexto da educação para a gestão ambiental e faz parte do conjunto das práticas de consumo consciente - conhecido como "5Rs": 1- Reduzir o consumo. 2- Reutilizar o que for possível. 3- Reciclar materiais. 4- Repensar hábitos de consumo e de descarte. 5- Recusar produtos que não sejam ambientalmente corretos.

A Agenda Ambiental da Administração Pública - A3P é um grande incentivo para a elaboração de estratégias para uma nova cultura institucional de gestão ambiental. Trata-se de um programa de caráter voluntário que induz ao engajamento individual e coletivo para as mudanças de hábitos e disseminação das ações que contribuam para a diminuição dos impactos negativos gerados durante a jornada de trabalho.

Em 2013 o Tribunal de Justiça de Santa Catarina tornou-se signatário da Agenda Ambiental da Administração Pública - A3P. Ao assumir a responsabilidade pelo desenvolvimento de práticas, projetos, programas e procedimentos direcionados à implementação e manutenção de ações que visem a proteção ambiente, o Poder Judiciário de Santa Catarina demonstra seu compromisso com a educação para a gestão ambiental.

A partir da disseminação dos valores e princípios da educação para a gestão ambiental junto ao público, os resultados esperados junto ao público-alvo são:

1. Incorporar no cotidiano as atitudes ecopedagógicas.

2. Conhecer e colocar em prática as diretrizes de Secretaria de Gestão Ambiental.

3. Desenvolver a ética ambiental.

A educação é a base para todas as ações de gestão ambiental, por isso, informe-se, participe e colabore!