Informes

Voltar Plano de Gestão de Resíduos Sólidos do TJ quer alcançar todo o Estado em 2015
A Secretaria de Gestão Ambiental, órgão ligado à Diretoria-Geral Administrativa (DGA) do TJ, traçou ambiciosa meta para este ano, consubstanciada em implantar a destinação adequada de resíduos em todos os fóruns de Santa Catarina.
 
Neste sentido, no início deste mês esteve na Região Sul, em continuidade ao projeto de multiplicação de adesões ao bem-sucedido Plano de Gestão dos Resíduos Sólidos do TJSC, que, aliás, recentemente foi agraciado pelo Ministério do Meio Ambiente com o Prêmio A3P - Melhores Práticas de Sustentabilidade na Administração Pública. Foram visitados no período os Fóruns de Forquilhinha, Criciúma, Içara, Jaguaruna, Orleans, Lauro Muller e Urussanga.
 
Nas reuniões realizadas, a secretaria tratou, além da destinação adequada dos resíduos recicláveis gerados nessas unidades, da operação dos contratos para destinação de resíduos potencialmente perigosos, e dos bens apreendidos para destruição. A coleta seletiva já é uma realidade nos municípios de Urussanga, Forquilhinha e Criciúma. Nestes, foram discutidas oportunidades de melhorias para adequação da gestão da logística reversa nos fóruns.
 
Já nos Fóruns de Içara, Jaguaruna, Lauro Muller e Orleans, contrataram-se a coleta e o transporte dos recicláveis gerados, para destinação adequada às cooperativas de reciclagem, em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei n. 12.305/2010. Na próxima semana, segundo informa Roger Tang Vidal, chefe da Secretaria de Gestão Ambiental, o órgão atuará em visita às comarcas de Abelardo Luz, Coronel Freitas, Ponte Serrada, Quilombo, São Domingos, São Lourenço do Oeste, Xanxerê e Xaxim.
 
Publicado por: Assessoria de Imprensa do TJ
Data: 19/02/2015
Disponível em: http://www.tjsc.jus.br/web/imprensa/-/plano-de-gestao-de-residuos-solidos-do-tj-quer-alcancar-todo-o-estado-em-2015

Apresentação

A Secretaria de Gestão Socioambiental e a Comissão homônima são as unidades responsáveis pelo Plano de Logística Sustentável e pelos demais instrumentos de implementação, controle e aprimoramento da política de sustentabilidade, prevista na Resolução CNJ n. 400/2021.