Alerta aos usuários para a ocorrência de um golpe em nome do Sistema de Automação da Justiça - SAJ

A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) comunica tentativa de golpe em nome do Sistema de Automação da Justiça - SAJ.

O golpe usa um ataque cibernético do tipo phishing, no qual são enviados e-mails falsos com links apontando para algum tipo de software malicioso utilizado para obter acesso à máquina ou aos dados do usuário.

A Softplan, desenvolvedora do SAJ, informa que o sistema de cadastro de pedidos de certidões do portal e-SAJ não envia por e-mail quaisquer informações de processos, valores de custas e links para acesso a boleto de pagamento. Ressalta também que e-mails legítimos enviados pelo Tribunal via portal e-SAJ utilizam o domínio da instituição (tjsc.jus.br), e que o endereço de e-mail "@saj.jus.br" é falso.

No caso concreto, estão sendo enviados e-mails com informações referentes a um suposto cadastro de pedido de certidão efetuado pelo usuário. O remetente da mensagem é "Administrador do portal e-SAJ", e o assunto, "Gerenciamento de Pedidos". No corpo do e-mail constam informações que não seriam apresentadas em uma comunicação legítima disparada pelo portal e-SAJ, como por exemplo o brasão da República Federativa do Brasil e as assinaturas "SAJ - Sistema de Automação da Justiça" e "Tribunal de Justiça Estadual". Os usuários devem sempre validar a legitimidade das certidões no Portal do Poder Judiciário de Santa Catarina.

Por fim, a DTI orienta que os usuários sempre prestem muita atenção no remetente e no conteúdo dos e-mails. É fundamental saber identificar a origem das mensagens, contribuindo para que nosso ambiente continue seguro. Caso encontre algum elemento suspeito, basta encaminhar o e-mail diretamente para phishing@tjsc.jus.br, sem necessidade de escrever nada nem abrir chamados.


Visualizar os avisos internos (acesso restrito).