Acessibilidade

A acessibilidade na internet ou acessibilidade na web significa permitir o acesso à web por todos, independentemente do tipo de usuário, situação ou ferramenta. É criar ou tornar as ferramentas e páginas Web acessíveis a um maior número de usuários, inclusive pessoas com deficiência, pessoas idosas, usuários de navegadores alternativos, usuários de dispositivos móveis.

O Portal do TJSC tem buscado melhorar para facilitar o acesso a informações e serviços. Para tanto, foram adotados alguns padrões de acessibilidade na web recomendados por instituições como a W3C, a exemplo de identificação dos espaços clicáveis, tabelas e páginas mais fáceis de navegar, imagens adaptáveis a dispositivos móveis etc.

Atalhos de navegação padronizados

Pular para o conteúdo

Clique na barra do topo do portal e pressione a tecla TAB para que seja apresentado o atalho de "Pular para o conteúdo". O elemento se torna visível uma vez que estiver em foco (para usuários com visão de teclado).

Alterar o tamanho da fonte

Pressione conjuntamente as teclas "Ctrl +" para aumentar todo o site e "Ctrl -" para diminuir. Para voltar ao padrão, pressione "Ctrl 0".

Navegar entre os links

Utilize a tecla TAB (o site esta formatado para realçar links, campos de preenchimento de dados e botões que estão ativos).

Alto contraste

Essa ferramenta permite definir um esquema que aumenta o contraste de cores de alguns textos e imagens na tela do computador, tornando esses itens mais distintos e fáceis de identificar, o que auxilia alguns usuários na visualização do portal e ainda reduz o cansaço da visão. Para utilizar, basta clicar na opção " Alto contraste" no cabeçalho ou rodapé da página e clicar novamente para retornar à configuração de cores original.

Dicionário Jurídico de Libras

O Dicionário Jurídico de Libras é um projeto de parceria entre o Tribunal de Justiça de Santa Catarina e a Fundação Catarinense de Educação Especial visando disponibilizar um dicionário com termos jurídicos por meio de vídeos utilizando a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS.

VLibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras, que consiste em um conjunto de ferramentas computacionais responsável por traduzir conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) para a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, tornando computadores, dispositivos móveis e plataformas Web acessíveis para pessoas surdas. 

Para utilizá-lo, basta instalar o plugin no seu navegador ou dispositivo (computador, tablet ou smartphone), conforme instruções disponíveis no site oficial da suíte VLibras.

Fale conosco

Caso encontre alguma dificuldade para localizar a informação ou serviço que está buscando ou queira contribuir com sugestões e dicas para melhorar a experiência de nossos usuários, utilize o " Fale conosco", canal disponível no cabeçalho e rodapé de todas as páginas deste portal.

Mais informações

Acesse a página do Programa Integra, que trata da Acessibilidade e Inclusão no Tribunal de Justiça de Santa Catarina.