Palestrantes - Poder Judiciário de Santa Catarina

V Encontro Nacional de inteligência do Poder Judiciário

Palestrantes

Desembargador Sidney Eloy Dalabrida

Doutor em Direito.
Universidade de Navarra (UNAV), Espanha.
Pesquisador convidado da Federal Judicial Center, Washington DC, USA.
Mestre em Ciência Jurídica.
Desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.
Coordenador do Conselho de Segurança do Tribunal de Justiça de SC.
Coordenador do Núcleo de Inteligência do Tribunal de Justiça de SC.
Membro do Comitê Gestor do Sistema Nacional de Segurança do Poder Judiciário – CNJ.
Professor convidado da Academia Judicial do Tribunal de Justiça de SC.
Curriculum Lattes

Cel PM Fábio José Martins

Coronel da Polícia Militar de Santa Catarina. Atualmente é Chefe da Casa Militar do TJSC.

É bacharel em Direito e pós graduado em Administração da Segurança Pública. É Diretor de Ensino da Polícia Militar de Santa Catarina. 

Foi condecorado com os brasões de mérito pessoal 3ª, 2ª e 1ª categorias; com a medalha de mérito por tempo de serviço, categoria ouro, prata e bronze, com a medalha Coronel Lara Ribas, com medalha 170 da PMSC, com a medalha do Mérito Rodoviário, com a medalha de Mérito Policial Militar Cel Lopes Vieira e com a Comenda Santa Catarina.

Em sua trajetória profissional na policia militar catarinense, exerceu como principais funções: Chefe de Inteligência do Comando de Policiamento da Capital; Ajudante de Ordens do Governador do Estado de Santa Catarina; Chefe Administrativo do Comando de Policiamento Rodoviário; Chefe da Seção de Operações da Polícia Militar de Santa Catarina. 

Leandro Segalla

Leandro M. Segalla é Gerente de Relações com Autoridades da Persecução Criminal da Uber no Brasil desde 2019. Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo, foi Policial Civil do mesmo Estado por 13 anos, onde exerceu suas atividades na Divisão de Homicídios e na Divisão Antissequestro.

Paulo Ricardo Aguiar de Deus

Gerente de Relações com Autoridades da Persecução Criminal no Brasil pelo TikTok. É Advogado, doutorando em direito, mestre e especialista também em direito. Foi Policial Federal por 12 anos, tendo atuado como analista na repressão ao tráfico de entorpecentes e combate ao crime organizado, além de ter sido operador no Comando de Operações Táticas e parecerista da Coordenação de Produtos Controlados e Segurança Privada.

Dario Campregher

Law Enforcement Outreach Manager/LATAM – Gerente de Relacionamento com Autoridades em Investigação Criminal para América Latina Dario atua como Gerente de Relacionamento com Autoridades em Investigações Criminais e é responsável por desenvolver e manter relacionamentos estratégicos com autoridades policiais e órgãos governamentais relacionados aos aplicativos Facebook e Instagram, com foco em segurança na Internet e coalizões setoriais relacionadas no Brasil e outros países da América Latina. Com formação em Direito, e cursos de extensão na Kenessaw State University e Canadian Police College, atuou como Policial Federal por 12 anos antes de integrar a equipe de Outreach do Facebook para América Latina e possui grande experiência em investigações criminais.

Sidney Pessoa Madruga

Procurador Regional da República e Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça. 

HISTÓRICO PROFISSIONAL

Procurador da República - com ingresso no Ministério Público Federal no ano de 1997. 

Procurador Regional da República – promovido por merecimento, em maio de 2014, para a Procuradoria Regional da 2ª Região (PRR2), Rio de Janeiro. 

FUNÇÕES ATUAIS

Conselho Nacional de Justiça. 

Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (2021/2023).

Presidente da Comissão Permanente de Democratização e Aperfeiçoamento dos Serviços Judiciários. 

Membro da Comissão Permanente de Sustentabilidade e Responsabilidade Social. 

 Membro da Comissão Permanente de Justiça Criminal, Infracional e de Segurança Pública. 

Coordenador do Comitê Gestor do Sistema Nacional de Segurança do Poder Judiciário. 

Coordenador do Comitê Intersetorial de Grilagem de Terras Públicas. 

Coordenador do Grupo de Trabalho interinstitucional para revisão e aprimoramento da Resolução Conjunta n. 4/2014. 

Coordenador do Grupo de Trabalho destinado à elaboração de Protocolo de Reintegração Digna de Posse. 

Membro do Grupo de Trabalho para aperfeiçoar os fluxos e procedimentos administrativos para facilitar o tramite dos processos de tratamento do superendividado.

Membro do Grupo de Trabalho para diagnosticar, avaliar e apresentar políticas judiciárias de ampliação do acesso à justiça e propostas de melhoria dos regimes de custas, taxas e despesas judiciais ao Conselho Nacional de Justiça. 

Membro do Conselho Nacional de Segurança Pública e Defesa Social. 

Membro do Conselho Editorial e do Conselho Técnico Científico e Jurisprudencial da Revista CNJ. 

FORMAÇÃO ACADÊMICA

Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – 1988. 

Mestre em Direito Público pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) – 2004 (Dissertação aprovada com nota máxima e louvor). 

Mestre em Direitos Humanos, Interculturalidade e Desenvolvimento pela Universidad Pablo de Olavide/Sevilha/Espanha – 2009. 

Doutor em Direitos Humanos pela Universidad Pablo de Olavide/Sevilha/Espanha – 2011 (Tese aprovada com nota máxima na Comunidade Europeia, sobresaliente cum laude, e diploma revalidado no Brasil perante a UFBA).

Carlos Henrique Pires

Policial Civil do Estado de Santa Catarina, atuou como agente de Inteligência do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional do Tribunal de Justiça de Santa Catarina - NIS/TJSC e no Comitê Permanente de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. Instrutor da Academia de Polícia Civil de Santa Catarina nos cursos de formação inicial, pós-graduação e formação continuada nas disciplinas de Inteligência Policial, Meios Especiais de Investigação Criminal, Investigação Criminal Tecnológica e Investigação de Crimes Cibernéticos e Análise de Dados. Experiência em solicitações policiais e emergenciais (Emergency Request) para as grandes empresas de tecnologia como Facebook, Instagram, Whatsapp, Microsoft, Apple, Google, TikTok, UBER dentre outras. Desenvolvedor de softwares e aplicativos relacionados ao uso de tecnologia em investigações criminais. Formado em Direito, pós-graduado em Segurança Pública, Direito Administrativo e Direitos Humanos.  Atualmente lotado no Grupo de Investigação de Crimes Cibernéticos - CYBERGAECO/MPSC.

Marcos Paulo Peron

Policial Civil do Estado de Santa Catarina, atuou no Núcleo de Inteligência da Região de Blumenau e na Divisão Especializada em Investigação Criminal (DIC). Instrutor da Academia de Polícia Civil de Santa Catarina nas disciplinas de Investigação Criminal Tecnológica, Investigação de Crimes Cibernéticos e Análise de Dados, Armamento e Tiro Policial, Técnicas Operacionais Policiais e Atendimento Pré-Hospitalar de Combate. Experiência em investigações policiais complexas. Desenvolvedor de ferramentas voltadas para a investigação criminal. Formado em Administração com Habilitação em Marketing e pós graduado em Gestão de Segurança Pública. Atualmente lotado no Grupo de Investigação de Crimes Cibernéticos – CYBERGAECO/MPSC.

Isaías Vinícius de Castro Simões

Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia. Membro da Comissão Permanente de Segurança do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (desde 2016). Gestor-adjunto da Unidade de Inteligência de Segurança Institucional do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia. Diretor-adjunto da Região Nordeste da Diretoria de Segurança de Magistrados, triênio 2023/2025. Mestre em Segurança Pública, Justiça e Cidadania pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), 2015. Doutor em Direito e Segurança pela Universidade Nova de Lisboa, Lisboa-Portugal, 2023. Participante de vários cursos de segurança, dentre eles o Curso Internacional de Segurança para Magistrados (Judiciary Swat), em Orlando, Flórida, Estados Unidos da América, 2013; I Curso de Segurança e Proteção de Autoridades Judiciais, realizado pela Polícia do Exército Brasileiro, em Brasília, 2014; Curso de Inteligência de Segurança Pública, realizado pela Polícia Militar do Estado da Bahia, em Salvador, 2016. Organizador de cursos sobre segurança a magistrados pela AMAB - Associação dos Magistrados da Bahia (2012 e 2013) e pela UNICORP (desde 2016). Integrante do quadro de Juízes Formadores da UNICORP/TJBA. Palestrante do IV Encontro Nacional de Inteligência do Poder Judiciário (2022).

Disney Rosseti

DELEGADO DE POLICIA FEDERAL DESDE FEVEREIRO 1999.

SECRETÁRIO DE POLÍCIA JUDICIAL DO TRIBUNAL SUPERIOR.

ELEITORAL DESDE MAIO DE 2020.

Pós-graduado lato sensu em Gestão de Segurança Pública.

pela Academia Nacional de Polícia em 2008.

Pós-graduado lato sensu em Ciências Criminais pela Universidade do Sul de Santa Catarina em 2010.

Mestre em Direito e Políticas Públicas pelo Centro Universitário de Brasília em 2012.

Marcos Sergio Galliano Daros

Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. Presidente da Comissão Permanente de Segurança e Coordenador Núcleo Inteligência e Segurança Institucional do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. Bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba em 1984. Ingressou na magistratura em abril de 1989, após concurso público. Foi juiz substituto e juiz de direito em comarcas do interior do Paraná e também na Capital e nelas atuou nas áreas cível e criminal, incluindo o Tribunal do Júri. Em 2014 foi promovido ao cargo de Desembargador e atualmente é membro da 3ª Câmara Cível. No âmbito associativo, foi 1º Vice-presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros e também Presidente em exercício durante o mesmo mandato. Em outra gestão, foi Secretário-Geral da entidade.

Rogério Augusto Viana Galloro

Rogério Galloro é Delegado de Polícia Federal e ex-Diretor-Geral da Polícia Federal. Atualmente é Assessor Especial da Presidência do STF. Foi Assessor Especial da Presidência do TSE, Secretário Nacional de Justiça do MJSP. Foi Adido Policial na Embaixada do Brasil em Washington e membro do Comitê Executivo da INTERPOL. Mestre em Direito, possui Especialização em Relações Internacionais/UnB, MBA em Gestão de Políticas de Segurança Pública/FGV e é ex-aluno da Harvard Kennedy School em Segurança Nacional e Internacional.

Tenente Coronel de Infantaria do Exército José Alves Júnior

Graduado em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras, Turma de Infantaria de 2000 e Bacharel em Segurança Pública pela Universidade Estadual do Piauí.

Durante sua carreira, dentre outras atribuições, desempenhou a função de Chefe de Agência de Inteligência do 25º Batalhão de Caçadores (Teresina-PI); foi comandante de companhia de fuzileiros de selva no 52º Batalhão de Infantaria de Selva (Marabá-PA); foi o Chefe da SubSeção de Imagens e Informações Geográficas da 2ª Seção do Comando Militar da Amazônia, aonde desempenhou também a função de Analista de Inteligência, Chefe da Seção de Contrainteligência e Analista Integrador para os temas Segurança Pública, Temática Ambiental e Indígena.

No Ministério da Defesa trabalhou como: Assessor Militar junto ao CENSIPAM no Centro Regional de Manaus, Chefe da Célula de Planejamento e Controle, gestor dos sistemas de integração e inteligência, Chefe da Célula de Inteligência de Imagens e participou dos Projetos: Localização de Garimpos e Pistas Irregulares, identificação de balsas, dragas e cultivos ilícitos.

Possui o Curso de Inteligência de Imagens na Escola de Inteligência Militar do Exército (EsIMEx) e a Pós-graduação em Ciências Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO), com ênfase na História do Terrorismo Internacional, além de ser Pós Graduado em Inteligência de Imagens pela Escola de Inteligência Militar do Exército (EsIMEx) com ênfase no emprego da inteligência de imagens nas operações de desinformação.

É pós-graduado em Segurança da Tecnologia da Informação e Comunicações pela Universidade de Brasília (UNB) e mestre em Cidadania, Segurança Pública e Direitos Humanos pela Universidade Estadual do Amazonas com a pesquisa relacionada ao uso de geotecnologias na análise criminal e direcionamento da gestão pública. Recentemente, concluiu a pós-graduação de Gestão em Administração Pública, pelo IBMEC, e o Curso de Gestão e Assessoramento de Estado-Maior pela Escola de Saúde e Formação Complementar do Exército (ESFCEx).

Desempenha atualmente a função de Chefe da Seção de Ensino de GEOINTELIGÊNCIA da Escola de Inteligência Militar do Exército (EsIMEx) e oficial do Gabinete do Comandante do Exército.

Guilherme Caselli de Araújo

Delegado de Polícia do Estado de São Paulo - DOPE (Departamento de Operações Policiais Estratégicas). Professor Concursado da ACADEPOL/SP. Pós-Graduado no MBA em TI - Transformação Digital da Poli-USP. Especialista em Direito Digital pela Universidade de Coimbra-PT. Professor Internacional de Direito Digital e Investigação Digital pela Child Rescue Coalition, EUA. Professor de Coleta de Prova Digital no Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Professor de Direito Digital e Investigação Digital na Faculdade Baiana de Direito. Professor de Direito Digital e Investigação Digital no Complexo de Ensino Renato Saraiva (CERS). Professor convidado da matéria Cyber Crimes da Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª Região, da Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, da Escola Nacional de Magistratura, da Escola Judiciária Eleitoral - TSE. Membro do Grupo de Trabalho sobre provas digitais do CNJ, instituído pela Portaria n 204/2021. Autor do livro Manual de Investigação Digital, ed. Juspodivm, Coautor dos livros Investigação Digital em Fonte Aberta; Estudo Contemporâneo de Polícia Judiciária; Pornografia Infantojuvenil na Internet: Procedimentos e Metodologias da Polícia Judiciária.

Davis Wallentine

Agente Federal do Serviço de Segurança Diplomática. Atualmente exerce a função de Diretor de Segurança no Consulado Geral dos EUA em Porto Alegre. Mais recentemente serviu na Força Tarefa Contraterrorismo nos EUA (2018-2020) e depois estudou russo por um ano. Serviu na Embaixada dos EUA em Lisboa, onde foi responsável pela abertura do escritório para investigações. Atuou ainda como: Diretor de Segurança no Consulado dos EUA em Nogales, México; no Escritório de Investigações em Dallas, Texas; Assistente Diretor de Segurança no Consulado Geral dos EUA em São Paulo, Brasil; como Agente Especial no Escritório de Investigações em Nova York. Começou no Departamento de Estado (equivalente ao Ministério das Relações Exteriores) em janeiro de 2011. Enquanto estava investigando casos de terrorismo, foi o principal gerente do caso da maior apreensão de armas na história da Polícia dos EUA. Fala português, espanhol, chinês (mandarim), e russo – além de inglês. Antes de virar agente federal, comandava uma companhia de soldados na inteligência no exército dos EUA.

Lincoln Gakiya

Promotor de Justiça no Estado de São Paulo (1991) há 30 anos. Integra o GAECO de Presidente Prudente há 14 anos (2008) Promotor de Justiça de Execuções Criminais de Pres. Prudente há 14 anos (2008) Pósgraduado em Direito Penal pela Instituição Toledo de Ensino (2002) Especialista em Interesses Difusos e Coletivos pela Escola Paulista do Ministério Público (1998) Concluiu o Curso de Inteligência na ABIN – Agência Brasileira de Informação (2008) Coordenou o Centro de Inteligência do Ministério Publico de São Paulo (2008/2010) Integrou o CIISP – Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública do Estado de São Paulo (2012/2014) Integrou a Força Tarefa da Segurança dos Grandes Eventos- Copa do Mundo (2014) Professor da Escola de Segurança Multidimensional – ESEM – USP (2020) Conselheiro da ESEM – Escola de Segurança Multidimensional da USP (2022) Integra o DSI – Grupo de Análise de Estratégias em Defesa, Segurança e Inteligência/Ciência, Tecnologia, Inovação e Relações Internacionais - ligado ao Departamento de Relações Internacionais da USP (2022) Membro do GACINT - Grupo de Análise de Conjuntura Internacional da Universidade de São Paulo. Coordena atualmente a “Força Tarefa X” do Ministério Público de São Paulo, responsável por grandes investigações ligadas à Organização Criminosa PCC

Juan Carlos Acevedo Vanegas

É especialista em Ciências Penais e Criminológicas e Direito Administrativo pela Universidade Externado de Colômbia. Formado em Direitos Humanos pelo Instituto Interamericano de Direitos Humanos, em Defesa Nacional pela Escola de Altos Estudos Militares da Universidade Nueva Granada e em Segurança Pública pelo Centro de Estudos Policiais da Escola General Santander. Sua trajetória profissional foi marcada pelo ingresso, em 1993, na Procuradoria-Geral da Nação, onde permaneceu até 2018, ocupando cargos de Procurador Regional, Procurador Delegado perante os Juízes da Vara Especializada Circuito de Bogotá e Procurador Delegado perante o Tribunal Superior de Bogotá. Destacou-se, ainda, como Chefe da Unidade Nacional Anti-Terrorismo, Chefe da Unidade Nacional Anti-Entorpecentes e Interdição Marítima, Diretor da Procuradoria Nacional Especializada contra o Crime Organizado e Chefe de Fiscalização das sete Procuradorias Nacionais Especializadas ( Terrorismo, Justiça e Paz, Tráfico de Drogas e Lavagem de Dinheiro, Crime Organizado, Confisco de Ativos, Anticorrupção). Nestas unidades, aplicou esquemas de proteção preventiva tanto a funcionários do Poder Judiciário e Promotores, quanto a testemunhas e vítimas do Crime Organizado (Cartéis de Drogas de Medellín, Cali, Norte del Valle, Clã del golfo etc). Conduziu processos de repercussão nacional relacionados a atos de terrorismo, especialmente os cometidos pela organização de Pablo Escobar, em que vários de seus integrantes foram acusados pelo atentado terrorista do Centro 93, na capital do país, bem como investigações relevantes contra o narcotráfico e a corrupção. Atualmente trabalha como Procurador perante o Tribunal de Paz da Jurisdição Especial para a Paz (JEP), atuando em casos de direito penal internacional que envolvem os maiores responsáveis por graves crimes de guerra e crimes contra a humanidade.

Nó: svmlx-liferay-08:8080
Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.