O Judlab é uma iniciativa do Poder Judiciário de Santa Catarina que visa incentivar projetos e ideias que dinamizem e inovem as atividades do Judiciário em todos os segmentos - tecnológico, organizacional e de gestão administrativa, de engenharia, de rotinas administrativas e de gestão de pessoas. Mais do que desenvolver projetos a criação do LabJud busca incentivar discussões e fomentar iniciativas que aprimorem a prestação dos serviços pelo Poder Judiciário.
 
Explore o universo de inovação no PJSC

 

Judlab - Projetos de Inovação: imagem de uma mão humana segurando uma lâmpada Judlab - Fórum de Inovação: imagem de pessoas conversando em torno de uma mesa Judlab - Ferramental: imagem de painel com folhas de papel com gráficos e uma mão humana

 
Concepção e Objetivos

O JudLab é uma iniciativa do Poder Judiciário de Santa Catarina para acelerar o desenvolvimento de soluções e fomentar a aproximação entre gestão e execução.

Inovar não significa criar novas tecnologias, mas encontrar soluções diferentes para obstáculos quotidianos. E ninguém melhor para propor soluções criativas do que quem experimenta as dificuldades.

Por isso o JudLab está fundado em uma premissa simples: todo colaborar é um potencial agente da inovação. Não apenas na área de tecnologia, mas também de gestão de pessoas, de rotinas de trabalho, de orçamento, de engenharia etc. Ou seja, o JudLab é um campo aberto à criatividade e à proposição.

Qualquer colaborador pode apresentar uma proposta ao JudLab, desde que minimamente estruturada. O papel do JudLab é - após avaliação da viabilidade e pertinência da proposta - auxiliar os proponentes a transformá-la em projeto, dando suporte à sua coordenação, planejamento e execução.

Quer desenvolver sua ideia? Tente responder as perguntas abaixo:

Qual é o problema identificado? Tentar descrever o problema e preferencialmente contextualizar a visão da causa desse problema.

Quem são os afetados diretamente pelo problema? Qual o público interno e/ou externo que perceberá o impacto que o projeto irá trazer.

Qual é a solução proposta? Como o público interno e/ou externo, detalhado na pergunta anterior, será impactado com o projeto.

A quem a solução atende diretamente? Qual o público interno e/ou externo que consome ou trabalha com o problema ou a solução apresentada no projeto.

Qual é o ganho de eficiência esperado pela proposta? Indicar aqui o volume de esforço semanal/mensal que se pretende reduzir ou otimizar, para demonstrar o ganho para o judiciário e o impacto que, mesmo que concentrado, irá produzir.

Já consegue responder às perguntas? Compartilhe sua ideia no Fórum de Inovação.

Apresentação de propostas, validação e desenvolvimento

Qualquer colaborador pode apresentar uma proposta ao JudLab, desde que minimamente estruturada. O papel do JudLab é - após avaliação da viabilidade e pertinência da proposta - auxiliar os proponentes a transformá-la em projeto, dando suporte à sua coordenação, planejamento e execução.

Os projetos patrocinados pelo JudLab podem ser desenvolvidos em qualquer lugar e com a colaboração de pessoas de qualquer lugar, inclusive com a participação de instituições privadas por meio de termos de cooperação técnica.

Você já ouviu alguém dizer que "ideia ruim é ideia não compartilhada"? Pois então, a interação é essencial para um ambiente fértil de inovação.

Este é o propósito do nosso Café Virtual: uma sala virtual aberta, livre, sem moderação, para você poder conversar sobre as questões que afetam seu dia a dia e as ideias que já passaram por sua cabeça para resolvê-las.

Talvez outras pessoas estejam pensando na mesma coisa, ou talvez sob um enfoque diferente. Talvez surja um projeto inovador desta conversa descompromissada e descontraída, quem sabe?

Inovação também demanda organização, método. Uma boa ideia sem método é apenas isso: uma boa ideia. Para que crie forma e atinja resultados, precisa ser maturada, preparada, desenvolvida, estruturada; Isto é o processo de inovação.

No Ferramental você encontrará as primeiras linhas desta trilha de conhecimento.