Notícias da AJ

Voltar Abertas inscrições para orientação em Residência Judicial

Até dia 11/7 (quinta-feira), estão abertas as inscrições para orientadores da próxima turma do Programa de Residência Judicial - 2019.2 -, cujas atividades estão previstas para iniciar em agosto/2018. O cadastro (acesse aqui) é necessário apenas para novos interessados, pois quem já se inscreveu em oportunidade anterior não precisa fazê-lo novamente.

Podem participar magistrados vitalícios (de primeiro e segundo graus) pertencentes ao Poder Judiciário catarinense, que sejam integrantes do corpo de formadores da Academia Judicial - caso contrário, é necessário efetuar um segundo cadastro, para formador/AJ (acesse aqui).

Importante observar que somente a inscrição não garante a atuação como orientador(a), pois os magistrados também precisam ser escolhidos pelos residentes.

O Programa de Residência Judicial é norteado por meio do Convênio n. 102/2015, firmado entre o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC). É regulamentado pela Resolução Cejur n. 1/2015 e consiste em atividades prático-jurídicas, desenvolvidas por alunos da Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina (Esmesc), sob a supervisão da Academia Judicial. Possui carga horária de 20 (vinte) ou 30 (trinta) horas semanais, podendo ser realizado em duas etapas (cada uma delas com duração máxima de dois anos).

Vale ressaltar ainda que, após a data mencionada, as inscrições permanecerão abertas, podendo ser realizadas a qualquer momento. O referido prazo foi estabelecido somente em razão do tempo hábil necessário para habilitação dos novos orientadores especificamente na Turma 2019.3.

Mais informações podem ser obtidas na Seção de Apoio à Pesquisa/AJ, por meio dos telefones (48) 3287-2812/ 3287-2813 ou pelo endereço eletrônico academia.residencia@tjsc.jus.br.