Notícias da AJ

Voltar AJ disponibiliza 250 vagas para Curso Língua Portuguesa: Tópicos Gramaticais

A Academia Judicial abre 250 vagas para a 1ª turma do “Curso de Língua Portuguesa: Tópicos Gramaticais” de 2022. As inscrições estarão abertas no período de 14 de fevereiro (a partir das 14h) a 9 de março, na página da AJ na internet. Magistrados, servidores e colaboradores (que tenham e-mail e matrícula) do Poder Judiciário de Santa Catarina podem participar. 

O curso acontecerá de 14 de março a 10 de abril e terá o conteúdo disponibilizado integralmente, desde o primeiro dia. A carga horária é de 134 horas-aula.

 

Conteúdo Programático​

MÓDULO I - Novo acordo ortográfico

- aula 1 - breve histórico da reforma ortográfica

- aula 2 - inclusão das letras k, w e y no alfabeto e supressão do trema

- aula 3 - acentuação de palavras

- aula 4 - emprego do hífen em formações com prefixo e em palavras compostas

MÓDULO II - Crase

- aula 1 - análise do enunciado para aplicação da regra geral

- aula 2 - utilização do sinal indicativo de crase em locuções adverbiais e conjuncionais; análise da regência de determinados nomes e verbos

MÓDULO III - Concordância nominal e verbal

- aula 1 - concordância nominal: regra geral; adjetivo anteposto; adjetivo posposto; adjetivo na referência a um substantivo; adjetivo na referência a dois ou mais substantivos; substantivo com dois ou mais adjetivos a referenciá-lo; concordância com numerais ordinais; adjetivos compostos; adjetivo na indicação de cor; casos especiais

- aula 2 - concordância verbal: regra geral; sujeito composto; sujeito anteposto; sujeito posposto; sujeito ligado por conjunção; sujeito constituído de verbo; sujeito composto por pessoas gramaticais diferentes; sujeito coletivo; verbos impessoais; verbo ser; expressões sinônimas; gradação; partícula apassivadora; concordância ideológica; casos especiais.