Notícias da AJ

Voltar AJ encerra abril com destaque para Tópicos Atuais de Direito Processual Civil

Dez turmas de cursos da Academia Judicial encerraram atividades no mês de abril. As ofertas de vagas foram destinadas a integrantes da Poder Judiciário de Santa Catarina, em geral, e a públicos específicos, de acordo com a pertinência da matéria.

A “Capacitação para Secretaria de Foro com foco na DEA” orientou chefes do referido setor acerca de manutenção predial e temas afins, no período de 7 de março a 3 de abril. Já o curso “Projeto de vida e escolha profissional dos adolescentes em situação de acolhimento” (turma 1), que aconteceu de 7 de março a 17 de abril, objetivou instruir os alunos acerca do Programa Novos Caminhos e aprimorar habilidades para o trabalho com adolescentes em situação de acolhimento institucional ou familiar.

Aberta a público mais amplo, a turma 1 do já conhecido curso de “Língua Portuguesa: tópicos gramaticais” realizou atividades de 14 de março a 10 de abril e o curso “Comunicação Social, Judiciario, Gênero e Diversidade” (turma 1), cujo conteúdo provém do CNJ, aconteceu de 28 de março a 17 de abril. Integrantes do 1º grau de jurisdição tiveram acesso ao curso Eproc Avançado – Gabinete/Assessoria 1º grau, no período de 21 de março a 24 de abril.

Específica para magistrados, a turma 2 do “Curso Básico de Direção Defensiva e Evasiva” (turma 2) realizou treinamento no dia 18 de abril, em Balneário Camboriú. Os cursos de “Tiro Tático Defensivo” foram também ofertados a magistrados (turma 2) e a oficiais de justiça, oficiais de justiça e avaliadores e oficiais e comissários da infância e juventude (turma 3), na cidade de Chapecó, em 27 e 28 de abril, respectivamente.

O curso de “Gestão Judiciária” (turma 1), credenciado pela ENFAM, capacitou magistrados e servidores indicados, no período de 21 de março a 19 de abril. Porém, outro curso credenciado pela ENFAM destacou-se pela procura. “Tópicos Atuais de Direito Processual Civil” (turma 1) teve a participação de 60 magistrados e de 20 residentes judiciais e contou com o apoio da Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina (Esmesc). Momentos síncronos e assíncronos compuseram a estrutura da atualização que foi ministrada, de 7 de março a 24 de abril, pelos docentes: Daniel Mitidieiro, Cássio Scarpinella Bueno, Fernando da Fonseca Gajardoni, Aluísio Gonçalves de Castro Mendes, Hélio do Valle Pereira, Alexandre Freitas Câmara, Quitéria Tamanini Peres e Bruna Luísa Hoffman, Marcelo Naschenweng, Jeferson Mafra, Maximiliano Losso Bunn, Zulmar Duarte, Humberto Dalla, Larissa Pochmann, Pedro Miranda, Eduardo Lamy e Lírio Hoffman Júnior. O juiz Marcelo Naschenweng atuou como coordenador, além de ter desempenhado a função de tutor juntamente com o juiz Bruno Salles.  

A relevância do conteúdo foi expressa pela magistrada Maria Augusta Tridapalli, que apreciou a possibilidade de participação: “Achei o curso muito bom! Foi ótimo rever conceitos e estudar com professores tão preparados. A jurisdição nos toma muito tempo, há sempre a cobrança com a produtividade e com metas, de forma que acabamos deixando de lado, por vezes, a necessária atualização. Gostei especialmente das aulas referentes ao saneamento do processo e da parte da emenda à inicial. Mas, o maior aprendizado, sem dúvida, foi o todo. Tirar um tempo para assistir às aulas foi maravilhoso e me fez lembrar o quão importante são os estudos e as atualizações”.