Notícias da AJ

Voltar AJ lança 7ª edição da Revista do Cejur e anuncia novidades para qualificação do periódico

A Academia Judicial acaba de publicar a 7ª edição da Revista do Cejur/TJSC: Prestação Jurisdicional, que aborda temas sobre gestão e organização judiciária, resolução não adversarial de conflitos, políticas públicas, justiça, cidadania e mídia. A edição, constituída de 15 artigos, é virtual e está disponível na página da AJ na internet.

Uma novidade importante é a contratação da empresa AOS Estratégia e Inovação para serviços de padronização e gestão editorial, com vista à aceitação da Revista por indexadores renomados. A reconfiguração do periódico exige, por exemplo, a adequação a regras da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), responsável pelo indicador Qualis. Mediante o fortalecimento do rigor científico e dos parâmetros de melhoria contínua dos processos editoriais, pretende-se que a publicação alcance reputação de referência no campo da prestação jurisdicional, bem como atenda ao interesse  tanto de pesquisadores quanto de leitores.

Os estudos selecionados trazem ao público reflexões técnicas sobre direito penal e imobiliário, defensoria pública e acesso à justiça, cyberstalkers, delação premiada, inversão do ônus da prova, tribunal do júri, legitimidade ao indébito, modernização da advocacia, debate do ilícito na internet, cultura do consenso, soberania à luz da transnacionalidade, governança ambiental e evolução histórica dos princípios na teoria geral do processo civil.

A publicação conta com a participação de autores de diferentes perfis (magistrados, servidores do Poder Judiciário catarinense e integrantes de outras instituições), o que tende a enriquecer o intercâmbio de opiniões.