Notícias da AJ

Voltar AJ realiza descerramento de foto do Des. Moritz na galeria de diretores e integra o Cejur como parte de sua história

Na manhã desta quarta-feira (14/2), aconteceu a solenidade de descerramento da foto do desembargador Paulo Henrique Moritz Martins da Silva na galeria de diretores da Academia Judicial. O evento foi iniciado com o discurso do desembargador Ricardo Roesler, presidente do Poder Judiciário de Santa Catarina no biênio 2020/2022, mesma gestão em que o desembargador Moritz atuou como diretor-executivo da AJ. O período foi marcado pela pandemia de Covid-19, o que exigiu rápida adaptação das atividades para um contexto de isolamento físico.

Conforme exposto pelo desembargador Roesler, a Academia Judicial ajustou as ofertas de cursos e eventos para a modalidade a distância, ofereceu 186 capacitações, manteve a oferta de bolsas de estudo e promoveu lives durante todo o período, sempre alinhada à Administração.

Além de descrever o percurso institucional do homenageado, que já conta 32 anos de carreira, o condutor da homenagem resgatou-lhe a história familiar iniciada pelo trisavô, Des. José Roberto Viana Guilhon, primeiro presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina e um dos cinco primeiros desembargadores do Estado nomeados em 1891. Deram seguimento à história o bisavô, desembargador Sálvio de Sá Gonzaga, o pai, Paulo Gonzaga Martins da Silva (secretário-geral do TJSC por quase 30 anos) e o irmão, desembargador Ronaldo Moritz Martins da Silva. O discurso de abertura foi arrematado com palavras do escritor português José Saramago: “Somos a memória que temos e a responsabilidade que assumimos”, registrou Roesler.  

O homenageado fez diversos agradecimentos a equipes de trabalho, a colegas e destacou o apoio da esposa, Kátia Zumblick Martins da Silva.

Em outra etapa da solenidade, o presidente do Judiciário catarinense, desembargador João Henrique Blasi, e o diretor de Formação Inicial da Magistratura e de Projetos Especiais da AJ, juiz Jefferson Zanini, descerraram a placa que situa o Centro de Estudos Jurídicos (Cejur) como parte da história da Academia Judicial. O presidente Blasi, apreciando a galeria de diretores que ora abriga também o Cejur, evocou a “parede da memória” cantada pelo compositor Belchior.       

Magistrados(as) que já compuseram a diretoria da AJ prestigiaram as festividades.