Notícias da AJ

Voltar AJ renovou atividades de extensão em 2022

As atividades de extensão da Academia Judicial têm como destaque os Cursos de Pretendentes a Adoção, as Formações de Conciliadores e Mediadores Judiciais e o Programa de Residência Jurídica, anteriormente chamado Residência Judicial. 

O Curso de Pretendentes a Adoção oferecido pela AJ cumpre o artigo 197-C da Lei n. 12.010 (Lei de Adoção), que dispõe sobre o aperfeiçoamento da sistemática prevista para garantia do direito à convivência familiar a todas as crianças e adolescentes. O curso é obrigatório para todos os postulantes à adoção no Estado de Santa Catarina. Em 2022 foram atendidos 1471 pretendentes à adoção e foram realizadas 12 turmas do curso.

Formações de Conciliadores e Mediadores Judiciais, sob os cuidados da   Coordenadoria Estadual do Sistema dos Juizados Especiais e do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, são atualmente realizadas nos locais em que há real necessidade de conciliadores e mediadores. Foram formados 52 conciliadores/mediadores judiciais neste ano, por meio do curso realizado pela AJ.

O conhecido Programa de Residência Judicial entrou em processo de encerramento. Foram 152 residentes judiciais em 2022, que com a implantação de um novo Programa, o de Residência Jurídica, ainda concluem as atividades sob as regras anteriores. No entanto, foi aberta a primeira turma sob os novos moldes e nela foram habilitados 123 residentes jurídicos. O Programa será novamente atualizado para atender melhor às necessidades da magistratura catarinense e dos próprios residentes.

Com as três formas de extensão, duas de cunho social e uma voltada para o trabalho prático na Justiça, a Academia alcança públicos externos e estreita laços com a sociedade.

 

Imagem: Dariusz Sankowski para Pixabay