Notícias da AJ

Voltar AJ tem novo Programa de Autoavaliação Institucional

A Academia Judicial já tem um novo Programa de Autoavaliação Institucional (PAI) que, de acordo com o desembargador Luiz Felipe Siegert Schuch, Presidente da Comissão Permanente de Avaliação da instituição de ensino é “mais moderno e consentâneo com a realidade institucional” que exige maior efetividade.

A CPA reuniu-se pela primeira vez com a composição atual, no dia 26 de outubro de 2021, na sede da AJ. Entre outros assuntos, foi abordada a realização da pesquisa de Avaliação Institucional (ano de referência 2020), prevista para início de dezembro, a ser aplicada a dirigentes, servidores, docentes, discentes, formadores e cursistas que atuaram na escola de governo em 2020.

Na ocasião, o desembargador Schuch registrou que, nos últimos anos, o processo de autoavaliação institucional da Academia passou por uma série de adaptações e reformulações decorrentes da nova normatização para Escolas de Governo (Egovs) e ainda lidou com dificuldades externas, incluindo os reflexos da pandemia mundial de Covid-19. Nesse contexto, ressaltou a importância de a CPA tornar-se mais efetiva em seu campo de atuação.

Na reunião foi apresentado o Plano de Avaliação Institucional para o biênio 2021-2023 que inclui, além da meta de reestruturação definida no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), a perspectiva de melhor aproveitamento dos resultados das avaliações de reação feitas pelo Programa de Avaliação dos Cursos da AJ, a redefinição do público-alvo (contemplando novos participantes da comunidade acadêmica, tais como os pesquisadores, extensionistas e egressos dos cursos realizados), o desenvolvimento de novos instrumentos de avaliação mais simples, claros e objetivos, e a diversificação das escalas de respostas.

De acordo com o assessor técnico Adalto Barros dos Santos, o novo PAI consolida a evolução e o amadurecimento da Academia Judicial, após um período inicial de aprendizado e adaptação sob a consultoria técnico-pedagógica de uma profissional externa vinculada à UFSC.

Assista ao vídeo com a mensagem gravada pelo Presidente da CPA