Notícias da AJ

Voltar Analista jurídica do PJ lança obra que aponta meios para tornar processos mais ágeis

A analista jurídica Névia Philipi, servidora do Judiciário de Santa Catarina, atualmente lotada na direção do foro da comarca de Balneário Camboriú, acaba de ver lançado virtualmente seu livro “Atribuições do Judiciário para a razoável duração do processo: o conceito Lean aplicado ao fluxo processual e a utilização dos sistemas auxiliares de informação”, pela Editora Dialética. A obra replica a dissertação de mestrado apresentada e aprovada perante banca do curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação da UFSC, em outubro do ano passado.

Com prefácio do juiz Romano José Enzweiler e posfácio do desembargador Pedro Manoel Abreu, o livro busca respostas para questões interessantes: como tornar os processos judiciais mais dinâmicos, reduzir o tempo de tramitação e também seus custos? Como o uso de sistemas auxiliares de informação e de todos os outros recursos tecnológicos disponíveis pode realmente ser útil para dar mais eficiência à prestação jurisdicional? A conclusão da autora é de que a implementação de uma “linha de produção enxuta”, baseada na otimização de procedimentos e desenvolvimento eficaz, reduz o retrabalho e traz maior credibilidade para a nova prestação jurisdicional.

“Com o Lean Process, as lides são mais bem definidas e a prestação jurisdicional de mérito é favorecida, criando a condição facilitadora da superação da demanda atual”, afirma. Névia Philipi iniciou no Judiciário catarinense em 1990, quando ainda era acadêmica de Direito. Em 1997, como escrivã judicial, assumiu o cartório da então Vara Única de Braço do Norte, transferindo-se em 2010 para a Vara da Fazenda de Balneário Camboriú. É pós-graduada em Processo Civil (Unisul-1999), em Parapsicologia Clínica (Instituto Grisa-2000) e em Modernização e Gestão do Poder Judiciário (Unisul Virtual-2009), e mestre em Direito (UFSC-2021). A obra já está disponível aos interessados, que podem dispor de sua versão física ou em e-book.

 

Texto: Assessoria de Imprensa do PJSC/NCI