Notícias da AJ

Voltar Formação Inicial da Magistratura confere experiência a novos magistrados

Depois de três meses, o Curso de Formação Inicial da Magistratura do Estado de Santa Catarina, realizado pela Academia Judicial e coordenado pelo juiz Marcelo Pizolati, chegou ao fim no dia 18 deste mês. Com a posse no cargo, os juízes substitutos iniciaram a programação composta por aulas teóricas e por prática. A Formação integra o processo de vitaliciamento e, nesta edição, foi iniciada com o módulo nacional, oferecido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).

No campo da prática, os novos magistrados foram divididos em grupos, sendo lotados em varas com diversas competências (passando por Cível, Fazenda, Juizado Especial, Família, Infância, Crime e Júri) da Grande Florianópolis. No período foram praticados atos inerentes à atividade de juiz substituto, sempre com a supervisão de juízes titulares.

Logo após o encerramento do curso, os juízes substitutos seguiram para as comarcas que lhes foram designadas pelo Presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.