Notícias da AJ

Voltar Juiz do TJSC lança Manual de Gestão Judicial

O magistrado Orlando Luiz Zanon Junior lançou, pela editora Tirant lo Blanch, o livro Manual de Gestão Judicial, que alinha pontos de interdisciplinaridade entre as ciências do direito e da administração, com o objetivo de propor estratégias para majorar a qualidade e a celeridade na administração das unidades judiciais, com menor custo aos pagadores de tributos.

     A obra enfoca principalmente a parte prática da gestão das varas e gabinetes de tribunais, traçando diretrizes aplicáveis para aprimorar o desempenho na atividade de concessão da tutela jurisdicional, além de discorrer sobre a implantação da conhecida metodologia de Triagem Complexa. Além disso, também apresenta a teoria da gestão judicial, enfocando temas como o conceito de administração de fluxos processuais, a excessiva litigiosidade, o tratamento diferenciado de casos fáceis e difíceis, as estratégias de enfrentamento da demanda e do acervo e, ainda, uma nova perspectiva sobre o empreendimento decisório, dentre outros.

    Nas palavras do autor, que é também integrante da Academia Catarinense de Letras Jurídicas, "espera-se que o leitor possa aproveitar o conteúdo desse texto na sua atividade profissional cotidiana".