Notícias da AJ

Voltar Livro de Moacir Pereira resgata o extraordinário legado do des. Norberto Ungaretti

Quando foi escolhido paraninfo da turma de Direito, em 1973, o professor Norberto Ungaretti disse aos seus alunos da Universidade Federal de Santa Catarina algo que lhe era caro e fundamental:  "Só o bem dá sentido à vida". Direta e clara, a frase se tornou o lema daquela turma e traduzia o modo de pensar e de agir do paraninfo.  O fato foi relembrado pelo presidente do Poder Judiciário de Santa Catarina, Ricardo Roesler, na noite dessa quarta-feira (16/12), durante o lançamento do livro "Norberto Ungaretti: espírito iluminado", da editora Dois Por Quatro, de autoria do jornalista Moacir Pereira. Transmitida ao vivo no canal do PJSC no Youtube, a cerimônia online foi organizada pelo diretor executivo da Academia Judicial, desembargador Paulo Henrique Moritz Martins da Silva.  

Desde o falecimento do desembargador Ungaretti, em 9 de janeiro de 2014, Moacir pensava em escrever uma obra em sua homenagem. Decidiu produzi-la durante a pandemia, o que lhe gerou uma série de desafios. No seu emocionado pronunciamento, o jornalista lembrou que importantes fontes de pesquisa estavam com as portas fechadas, entre elas a Biblioteca Pública do Estado e a Biblioteca da UFSC. Além disso, houve a suspensão das atividades da Academia Catarinense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina.

"Essas dificuldades", continuou Moacir, "tornaram as pesquisas um esforço penoso pela impossibilidade de confirmação dos principais nomes, datas, fatos e registros fotográficos de episódios e personalidades". Mas que, em contrapartida, "permitiram que eu tivesse grande satisfação ao resgatar a riqueza da vida e a obra do professor Norberto Ungaretti".

Para Moacir, "Ungaretti foi um magnífico paradigma, um ser humano realmente excepcional, um homem que viveu para praticar o bem e que imortalizou sua passagem como um 'Espirito Iluminado' e resume: "Ungaretti foi um lagunense que marcou a sua presença na terra pela generosidade".

A obra, analisa Moacir,  não tem a pretensão de uma biografia, embora seja pontuada por traços biográficos. "É, de fato, um testemunho jornalístico de mais de 50 anos de convivência com um dos catarinenses mais generosos e iluminados, que se projetou nas letras e nas artes, no campo do Direito e da Justiça, da história e pesquisa, sobretudo na relação humana".

O filho do desembargador, Norberto Ungaretti Júnior, contou que o pai era generoso, simples, espirituoso, de raciocínio rápido, "uma pessoa que não via problemas, só enxergava soluções". E fez questão de ressaltar a competência e dedicação do autor do livro e, para tanto, citou seu próprio pai: "jornalista Moacir alcançou o máximo a quem alguém poderia aspirar nesta condição - ser mais procurado pela notícia do que procurá-la".

Representando o Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina e a Academia Catarinense de Letras, o advogado Salomão Ribas Júnior destacou duas características marcantes da personalidade do desembargador Ungaretti: era ser um humano generoso, empenhado em ajudar os menos favorecidos, e também um grande contador de histórias. 

Rafael Horn, presidente da OAB-SC, enalteceu três caraterísticas da personalidade do biografado: o senso de justiça, a cordialidade e a lealdade com os amigos. Já o decano do PSJC, desembargador Pedro Manoel Abreu, autor do prefácio do livro, disse que o Ungaretti, do qual foi aluno, "é um ícone da vida pública de Santa Catarina".

De Brasília, o vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Jorge Mussi, responsável pela apresentação do livro, lembrou que também foi aluno de Ungaretti, depois seu colega no TJ e amigo. "Assim que soube que Moacir Pereira estava escrevendo o livro sobre o incalculável legado deixado pelo desembargador Ungaretti, fiquei contente porque não haveria, para tal missão, porto mais seguro",  

A presidente da Associação Catarinense de Imprensa, Déborah Almada prestigiou o evento, que foi gravado e está disponível no canal do TJSC no YouTube (https://www.youtube.com/user/canaltjsc).

 

Texto: Assessoria de Imprensa do PJSC