Notícias da AJ

Voltar Mês de Maio da AJ teve retomada de cursos presenciais

O mês de maio encerrou mais uma série de cursos da Academia Judicial, atendendo a magistrados, servidores, residentes e colaboradores. Um dos primeiros projetos concluídos foi o curso autointrucional de Eproc Avançado para Gabinetes do 2º grau, realizado de 4 de abril a 8 de maio.

O Curso “Violência Doméstica, uma questão de gênero: valores e possibilidades”, credenciado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados para fins de promoção e de vitaliciamento, aconteceu de 4 de abril a 1º de maio, em consonância com a Recomendação CNJ n. 79/2020, que incentiva os Tribunais a promoverem a capacitação em direitos fundamentais sob uma perspectiva de gênero. Outro curso para magistrados credenciado pela ENFAM foi Tribunal do Júri, realizado de 25 de abril a 22 de maio. Ambos os cursos reservaram vagas a magistrados de outros tribunais do país.

O curso autointrucional Atendimento ao Público com Qualidade abriu vagas para magistrados, servidores e colaboradores e ocorreu no período de 11 de abril a 8 de maio. Para o mesmo público e no mesmo formato, Nivelamento de Servidores do Poder Judiciário e Administração Pública aconteceu de 25 de abril a 22 de maio.

O Curso Introdutório sobre as Atribuições Previstas na LC 501/2010 foi destinado a oficiais de justiça, avaliadores, oficiais da infância e juventude e comissários da infância e juventude recém-empossados. A realização foi de 18 de abril a 15 de maio, com aula síncrona no dia 11 de maio.

No Pleno do TJSC, o Workshop "O diferencial Inovação na Gestão Estratégica do Poder Judiciário de Santa Catarina" (que integra a Pós-Graduação lato sensu em Gestão da Inovação e Inteligência Comportamental no Poder Judiciário de Santa Catarina, iniciada em 2021), nos dias 19 e 20 de maio, contou com a participação de servidores interessados pelo tema, além dos próprios alunos da pós-graduação a que se vincula.

Já abrindo uma nova etapa de cursos presenciais na AJ, após longo período de atividades pedagógicas a distância, o curso “Prestação Jurisdicional: direito e economia”, no dia 20 de maio, reuniu magistrados e residentes judiciais. O curso foi desenvolvido pelo juiz Yhon Tostes e teve como ministrantes: Luciano Benetti Timm, Weimar Freire da Rocha Junior, Alexandre Cateb, Amanda Flávio de Oliveira e Ivo Gico. O residente judicial Daniel Marchetti de Oliveira, lotado na Capital, comentou:

“Gostei bastante do curso, especialmente a parte que tratava da Análise Econômica do Direito, apresentada pelo Professor Ivo Gico, pois me fez refletir sobre toda uma logística que é levada em conta na hora dos tomadores da prestação jurisdicional entrarem ou não com as suas ações. Ademais, sugeriu medidas de como os magistrados podem atuar em detrimento de demandas judiciais desnecessárias, o que entendo importante para a profissão”.

Já no dia 23 de maio, outro curso presencial foi concluído, dessa vez em Balneário Camboriú. O curso Básico de Direção Defensiva e Evasiva (turma 3) capacitou motoristas do Judiciário catarinense.

Também com vagas presenciais no auditório do Pleno, além de 100 vagas via Teams, a “Roda de Conversas: PJSC sem assédio e discriminação” foi aberta a magistrados, servidores, estagiários e terceirizados do PJSC e ocorreu no dia 30 de maio. 

Foram capacitadas, ainda, três turmas do curso Supervisão em Depoimento Especial (turma 3 – 25 de abril a 3 de maio; turma 8 - 9 a 12 de maio; turma 5 - 16 a 24 de maio), dirigido à área da Infância e Juventude.  As aulas foram síncronas.