Notícias da AJ

Voltar PJSC recebe 65 residentes judiciais

Na última quinta-feira do mês de abril (25), o Poder Judiciário de Santa Catarina recebeu 65 novos residentes judiciais que atuarão em gabinetes de magistrados. Em reunião ocorrida na Escola da Magistratura do Estado de Santa Catarina (Esmesc) - que oferece a etapa preliminar (teórica) da Residência Judicial -, a juíza Janiara Maldaner Corbetta, Diretora de Comunicação Institucional e de Extensão da Academia Judicial, expôs à turma sua experiência dentro do Judiciário catarinense, exercendo atividades de estagiária e de servidora, antes de alcançar a magistratura. Dessa forma, os novos residentes tiveram oportunidade de se ambientar e de se situar no contexto da Instituição.  

Nesta etapa prática que se inicia, o acompanhamento dos trabalhos é feito pela AJ, por meio da Seção de Apoio à Pesquisa, que integra a Divisão de Educação. Assim, todas as questões relacionadas ao exercício da Residência Judicial são tratadas por esse setor da Academia.

Com o seguimento do Programa de Residência Judicial, a Instituição pretende compartilhar conhecimentos vinculados ao cotidiano da judicatura, intencionando não somente repassar informações, mas abrir um espaço para troca de experiências e para o crescimento profissional e pessoal. O modelo utilizado no Judiciário catarinense, já consolidado na cultura organizacional, tem servido de modelo para outras instituições. Ademais, proporciona a experiência do ser juiz, exigindo que os residentes se desenvolvam em relação à postura profissional, ao modo de comunicação e à prática de resolução de conflitos, por exemplo.