Notícias da AJ

Voltar Processo Seletivo Da Residência Jurídica Ocorre Neste Sábado, 1º

A Academia Judicial do Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina (PJSC) e a Comissão Organizadora do Processo Seletivo do Programa de Residência Jurídica, aberto pelo Edital N. 36/2022 – PJSC, destacam que as provas objetiva e discursiva para ingresso no programa serão realizadas no próximo sábado, dia 1º de abril, das 8h às 11h30min (horário de Brasília).

Neste momento estão sendo disponibilizadas 256 vagas para todos os magistrados de Santa Catarina, tanto no Tribunal de Justiça e quanto nas comarcas do estado. Hoje o PJSC tem 288 residentes (jurídicos e judiciais) em atividade e passará a contar com 544 estagiários de pós-graduação, número nunca alcançado até então. Os residentes irão aprender o ofício da judicatura diretamente com os juízes e, com a prática, primordial dentro dos objetivos pedagógicos propostos, passarão também a colaborar nas atividades dos gabinetes, auxiliando na prestação jurisdicional por parte do Judiciário catarinense.

O diretor-executivo da Academia Judicial, Desembargador Luiz Antônio Zanini Fornerolli, destaca a importância do programa para a Justiça de Santa Catarina. “O Tribunal de Justiça de Santa Catarina, a Academia Judicial e a Escola Superior da Magistratura reafirmam não só o compromisso de valorização do programa da Residência Jurídica e de melhoria da estrutura funcional do Poder Judiciário do Estado, mas também de otimização da prestação jurisdicional constitucionalmente assegurada aos cidadãos.”

A prova seletiva será aplicada pela Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina – Esmesc, para os mais de 1600 candidatos inscritos. A Esmesc também é responsável pela realização da parte formativa teórica do programa da residência. O diretor-geral da Escola explica que as provas serão realizadas na modalidade on-line e com o auxílio de sistema especializado e especialmente contratado para esta finalidade. “Queremos proporcionar absoluta segurança e garantir a isonomia necessária dentre os postulantes a uma vaga de residente jurídico do Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina.”

As informações de acesso ao sistema EAD Esmesc (local de realização da prova) serão enviadas em breve, via e-mail, a todos os candidatos inscritos, assim como as regras detalhadas para o processo seletivo.

 

Texto: Comunicação Esmesc