Notícias da AJ

Voltar Residência Judicial ganha 125 novas vagas

A Presidência do Poder Judiciário de Santa Catarina autorizou, nesta semana, a ampliação do número de vagas para residentes judiciais. Às 250 já existentes foram acrescentadas 125 vagas. Dessa forma, mais magistrados poderão atuar como orientadores no Programa de Residência Judicial.

O aumento do número de residentes dá continuidade aos procedimentos de modernização iniciados pelo Diretor-Executivo da AJ, desembargador Paulo Henrique Moritz Martins, em 2020, quando foi editada a Resolução n. 42, do Gabinete da Presidência. Um dos destaques da normativa é a previsão de orientação remota.

 O Programa de Residência Judicial é uma etapa do curso de pós-graduação vinculado à Preparação para Ingresso na Magistratura Catarinense, oferecida pela Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina (Esmesc). A coordenação do Programa de Residência Judicial compete ao diretor de comunicação institucional e de extensão da Academia Judicial. À instituição de ensino do Judiciário catarinense cabe, por meio da Seção de Apoio à Pesquisa, acompanhar os desdobramentos administrativos da atuação dos residentes.