Notícias da AJ

Voltar Servidor do TJSC e formador da AJ recebe indicação ao prêmio CAPES de Tese 2019

O servidor Fabrício Wloch, assessor de gabinete na 1ª Vara Cível de Itajaí, teve sua tese de doutorado, apresentada em outubro de 2018, indicada pela Universidade do Vale do Itajaí para o Prêmio CAPES de Tese 2019. Fabrício frequentou a pós-graduação com bolsa de estudo do Tribunal de Justiça de Santa Catarina e desenvolveu o trabalho intitulado "A metamorfose da União Europeia em Estado Universal de Hans Kelsen: proposta de soberania compartilhada, federalismo cooperativo e transnacionalidade cultural", aprovado com distinção e louvor. A defesa, em regime de dupla titulação, aconteceu na Universidade de Perugia, na Itália.

"É um grande orgulho pessoal e profissional fazer parte do quadro funcional do egrégio TJSC e, ao mesmo tempo, ter a possibilidade e oportunidade de alcançar o mais alto nível de qualificação, em termos de educação. E mais: já ter condições de disseminar o conhecimento e colaborar com a AJ como tenho feito nos últimos tempos, como formador, conteudista, tutor e moderador", registrou Fabrício.

Já em 5 de novembro de 2018, o servidor levou o seu estudo ao Parlamento Europeu, em Bruxelas, na Bélgica. Em contrapartida, foi convidado pelo órgão a apresentar os resultados de sua pesquisa, ocasião em que pôde receber sugestões dos parlamentares. "Propus uma quebra de paradigma na ciência. Comumente se pensa no direito internacional como forma de melhor integrar as nações, na esteira da teoria de Hans Kelsen. Eu propus a superação desse pensamento com o enfoque na transnacionalidade cultural", resumiu.

De acordo com a comissão de avaliação da Univali (em ata), o trabalho de doutoramento do servidor destacou-se entre os expostos no ano passado porque "alcançou maior notoriedade e contribuição no desenvolvimento científico, originalidade na temática que permeou abundante pertinência e interesse jurídico". O resultado final do prêmio está previsto para dia 6 de setembro e a entrega para o dia 12 de dezembro de 2019.

A produção acadêmica foi orientada pelo professor Clovis Demarchi (Univali) e a banca de avaliação foi constituída pelos professores Liton Lanes Pilau Sobrinho e Maria Cláudia da Silva Antunes de Souza (Univali), além dos docentes da universidade italiana Maria Chiara Locchi, Simone Vezzani e Guido Sirianni.

 

Fotos: acervo pessoal