Notícias da AJ

Voltar Solenidade virtual com participação do presidente do PJSC anuncia bancas de doutorado e abre defesa de tese de juiz

Na manhã desta sexta-feira (6/11), foi realizada a banca de doutoramento do juiz Marcelo Carlin, que defendeu a tese ¿As Alternativas à Prisão: uma abordagem a partir da emergência do estado Sociambiental, da Sustentabilidade e suas dimensões da Humanização da Pena na Pós-modernidade¿. O trabalho resulta da pós-graduação em Ciência Jurídica da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em regime de dupla titulação com a Universidade de Alicante (Espanha). Participaram os professores doutores Gabriel Real Ferrer (Universidade de Alicante), Maurizio Oliviero (reitor da Universidade de Perugia), Maria Mercez Ortiz Garcia (Universidade de Alicante), Pedro Manoel Abreu (Univali), Alexandre Morais da Rosa (Univali), Airto Chaves Junior (Univali) e Maria Cláudia da Silva Antunes de Souza.

A apresentação do magistrado foi precedida por uma solenidade que registrou a sequência de defesas de teses de magistrados que acontecerão nos próximos dias. Os trabalhos foram abertos pelo professor Paulo Márcio Cruz, coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da Univali. Em seguida, o presidente do Judiciário catarinense, desembargador Ricardo Roesler, abordou a parceria entre instituições, a atuação de diretores da Academia Judicial como incentivadores do estudo, concluindo que ¿a capacitação é o caminho para a eficiência do serviço público¿. O Diretor-Executivo da Academia Judicial, desembargador Paulo Henrique Moritz Martins da Silva, também valorizou a cooperação e o intercâmbio acadêmico. Além dos mencionados, estiveram presentes Manuel Palomar, reitor da Universidade de Alicante, e José Everton da Silva, representante do reitor Valdir Cechinel Filho, da Univali.  

O juiz Marcelo Carlin foi aprovado com nota máxima, distinção e louvor, em exposição com modelo avaliativo no formato adotado pela Universidade de Alicante.