Notícias da AJ

Voltar TJ promove capacitação em segurança para militares e servidores das 111 comarcas

Para aperfeiçoar a segurança nas 111 comarcas de Santa Catarina, o Tribunal de Justiça, através do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS), Casa Militar e Academia Judicial, vai promover o Curso de Procedimentos de Segurança nas Unidades Judiciárias. O treinamento será realizado em todo o Estado, dividido em 12 regiões para esse fim, até novembro deste ano. Segundo o desembargador Sidney Dalabrida, coordenador do NIS, o objetivo é aperfeiçoar as práticas adotadas para resguardar a integridade de magistrados, de servidores e de todo o público que frequenta as instalações do Poder Judiciário.

O primeiro encontro com os militares e secretários dos fóruns da Grande Florianópolis aconteceu nesta tarde (19/9) no auditório do Fórum Eduardo Luz, no centro de Florianópolis. Para o desembargador Dalabrida, as pessoas atuantes na segurança dos fóruns devem estar preparadas para adotar metodologia específica de trabalho. "O objetivo é capacitar o efetivo policial militar envolvido na segurança das unidades judiciárias e chefes de secretaria de fórum, para atuar de forma integrada com vistas em garantir padrões de segurança adequados nas unidades forenses, em conformidade com a legislação vigente", esclarece o coordenador do NIS.

Em Florianópolis, 35 militares e servidores participaram da capacitação, das 9h às 19h. Foram abordados vários assuntos como legislação interna do TJSC sobre segurança física de instalações; e procedimentos durante a chegada de presos ao fórum, em audiências de alto risco e em audiências de custódia, além de outras situações operacionais, a fim de unir a teoria com a prática.

De acordo com o major Joanir Ricardo Pereira dos Santos, do NIS, a segurança dos fóruns catarinenses é reconhecidamente destacada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). "Temos muitas diferenças em decorrência das particularidades locais. Há um esforço muito grande do TJ para que sejam corrigidos alguns problemas pontuais de segurança, mas de maneira geral o nível de segurança é bom, inclusive apontado pelo CNJ", ressalta.

Na opinião do chefe de secretaria da comarca de Palhoça, Laércio Medeiros, a troca de experiências e a atualização de procedimentos são essenciais para a segurança das centenas de pessoas que circulam diariamente pela unidade judiciária. "A aproximação entre os policiais militares e os chefes de secretaria dos fóruns permite uma troca de informações mais ágil e padroniza as estratégias de segurança", afirma. Conheça as 12 regiões onde o curso será ministrado: Florianópolis, Balneário Camboriú, Joinville, Canoinhas, Tubarão, Criciúma, Blumenau, Rio do Sul, Lages, Campos Novos, Chapecó e São Miguel do Oeste.

 

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa do TJSC