Notícias da AJ

Voltar TJSC e AJ lançam Pós-graduação Lato Sensu em Gestão da Inovação e Inteligência Comportamental

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina, com apoio da Academia Judicial, lançou nesta quarta-feira (21/7) a Pós-graduação Lato Sensu em Gestão da Inovação e Inteligência Comportamental no Poder Judiciário de Santa Catarina. A solenidade foi realizada no salão nobre da Presidência, com a presença da autoridade máxima do Poder Judiciário catarinense, desembargador Ricardo Roesler, do diretor e do vice-diretor-executivo da Academia Judicial, desembargadores Paulo Henrique Moritz Martins da Silva e Luiz Felipe Schuch, do juiz auxiliar da Presidência Cláudio Regis de Figueiredo e Silva e do secretário-executivo da AJ, Alexandre dos Anjos. Juízes vinculados à presidência e integrantes da AJ (diretores e servidores) participaram via ambiente virtual.

O curso está alinhado com o atual plano estratégico do Poder Judiciário de Santa Catarina (2021/2026) cujos pilares são informação, integração e inovação. O conceito foi apresentado e ilustrado pela identidade visual da pós-graduação. O título, que remete às propostas institucionais, ganhou destaque. Ao referir brevemente a estrutura do curso, o diretor-executivo da AJ, desembargador Paulo Henrique Moritz Martins da Silva, registrou ao Presidente que a ideia exposta é uma “homenagem para trazer resultados concretos”. Serão abertas 50 vagas para servidores internos. 

Antes de assinar o processo que autoriza a realização da pós-graduação, o desembargador-presidente manifestou: “Há gestos que não necessitam do socorro das palavras. Eu fico extremamente feliz com uma notícia dessas”, ao que completou que sua própria manifestação é uma aquiescência.

Na ocasião também foi assinado o ofício de encaminhamento do projeto pedagógico ao Conselho Estadual de Educação, ao qual a Academia é credenciada para oferta de cursos de pós-graduação lato sensu. “Tenho certeza que essa pós, da forma como foi concebida, servirá de exemplo para o CEE”, observou o desembargador Schuch.

Ao desembargador Roesler ainda foi dirigido convite para ministrar, no dia 30 de setembro, a aula magna da pós-graduação, que será a primeira em modalidade a distância ofertada por uma escola judicial credenciada pelo MEC. A AJ já realizou três cursos de pós-graduação considerados de alto impacto para a Administração: um para magistrados (Gestão Judiciária) e outros dois para servidores (Gestão Estratégica e Gestão Interdisciplinar de Conflitos no Judiciário).

A Pós-graduação Lato Sensu em Gestão da Inovação e Inteligência Comportamental no Poder Judiciário de Santa Catarina destaca-se, também, no aspecto da economicidade. A coordenação ficará a cargo da servidora Mônica Nicknich, chefe da Seção de Apoio à Pesquisa da Academia Judicial e membro do JudLab.