Notícias da AJ

Voltar TJSC realiza bancas de doutorado em regime de dupla titulação

Nesta semana, nos dias 9 e 10 de dezembro, o auditório do Pleno  foi o espaço para defesas de teses de doutorado. Os magistrados do Poder Judiciário de Santa Catarina que concluíram a pós-graduação em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí obtiveram segunda titulação por universidades europeias parceiras (Alicante, na Espanha, ou Perugia, na Itália).

A solenidade de abertura contou com a participação do desembargador Luiz Cézar Medeiros, diretor-executivo da Academia Judicial (órgão por meio do qual se realiza o convênio com o Univali, para oferta de vagas em processos seletivos exclusivos à Instituição). Professores das instituições estrangeiras estiveram presentes como integrantes das bancas.

Na manhã de ontem, o juiz Romano Enzweiler discorreu sobre "Responsabilidade Civil por Dano ao Meio Ambiente: da Probabilidade pela Perda da Chance à Possibilidade pela Aplicação da Lógica Fuzzy".

À tarde o juiz Maximiliano Losso Bunn abordou "A Solução Adjudicada como Ultima Ratio no Processo Compositivo da Lide: os Equivalentes Jurisdicionais enquanto Condicionantes de Acesso à Justiça". Por videoconferência, o ministro Edson Fachin atuou como examinador.

Nesta terça-feira (10/12), o juiz Frederico Andrade Siegel apresentou "Sistemas de Acesso e Formas de Exercício do Poder Estatal: Democracia e Tecnocracia".

As defesas foram transmitidas ao vivo e estão disponíveis no canal da Academia Judicial no YouTube.