Notícias da AJ

Voltar Workshop Métodos e Técnicas em Pesquisa Social auxilia Núcleo de Estudos e Pesquisa

Em 25 de junho teve início o Workshop Métodos e Técnicas em Pesquisa Social, organizado pela Academia Judicial, com a finalidade de subsidiar as pesquisas do Núcleo de Estudos e Pesquisas "Metodologias de Intervenção Sociojurídica nas Áreas da Criança, Adolescente e Família do PJSC".

Ministrado pelo professor da UFSC, Dr. José Pedro Simões Neto, graduado em Serviço Social pela UFRJ e doutor em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro, o Workshop será realizado em três módulos, nos meses de junho, agosto e outubro deste ano.

Participaram da atividade de formação os(as) pesquisadores(as) do mencionado NEP e do primeiro projeto de pesquisa desenvolvido pelo núcleo, que se destina ao estudo da adoção de crianças maiores e adolescentes, grupos de irmãos, de diversas raças e etnias, com doenças e/ou deficiências.

O projeto de pesquisa principal foi desdobrado em sete subprojetos, desenvolvidos no âmbito dos grupos de estudos dos(as) assistentes sociais do PJSC distribuídos no Estado de Santa Catarina.

Devido à abrangência dos subprojetos de pesquisa, visto que os grupos de estudos envolvidos pertencem às regiões do Extremo Oeste, do Oeste, do Meio Oeste, da região Serrana, do Vale do Itajaí, do Norte e do Sul catarinenses, o Workshop será gravado e posteriormente replicado em tais grupos. Ainda, comporá o acervo do NEP sobre Metodologias de Intervenção Sociojurídica, para ser utilizado em futuras pesquisas.