Notícias da AJ

Voltar AJ abre Curso de Introdução em Justiça Restaurativa

Das 14 horas do dia 16 de maio até 22 de junho, a Academia Judicial estará com inscrições abertas para o Curso de Introdução em Justiça Restaurativa e Cultura da Não Violência.

O curso acontecerá de 27 de junho a 31 de julho, no Ambiente Virtual Moodle da AJ. A oferta é de 500 vagas para magistrados e servidores do PJSC e para técnicos da rede de serviços governamentais e/ou não governamentais, indicados pelo Comitê de Gestão Institucional de Justiça. A carga horária é de 50 horas-aula.

Conteúdo

Unidade 1 - Justiça Restaurativa e Cultura da Não Violência Conteúdo programático: Fontes e fundamentos da Justiça Restaurativa: o sentido de uma nova justiça; Práticas restaurativas; Teorias, conceitos e objetivos da Justiça Restaurativa; Legitimidade e espaços da Justiça Restaurativa; A obra seminal de Howard Zehr - paradigma punitivo e paradigma restaurativo; Princípios e valores da Justiça Restaurativa; Normativas internacionais e nacionais da Justiça Restaurativa; Justiça Restaurativa e Cultura da Não Violência.

Unidade 2 - Métodos e técnicas de Justiça e Práticas Restaurativas Conteúdos: Diferentes metodologias: Conferência Vítima Ofensor, Conferências Familiares e Círculos; Círculos de Construção de Paz: contexto histórico e definição; funcionamento e fundamentos; elementos estruturais para organização de um círculo e papel do facilitador.

Unidade 3 - O trabalho em rede na implementação da Justiça Restaurativa Conteúdos: Trabalho em rede: a rede comunitária de apoio e as redes locais de atendimento; Desafios e potencialidades do trabalho em rede na Justiça Restaurativa; O processo de articulação interinstitucional na Justiça Restaurativa; Diferentes possibilidades de aplicação da Justiça Restaurativa.