Notícias da AJ

Voltar Destaque dos cursos da AJ encerrados em setembro ficou para Atualizações da Vara de Cumprimento de Sentenças Cíveis e Execuções Extrajudiciais

A Academia Judicial encerrou, no mês de setembro, mais cursos dirigidos a integrantes do Poder Judiciário de Santa Catarina. Foram formadas novas turmas de Trabalho Não Presencial no PJSC (22/8 a 25/9), Relações Interpessoais no Poder Judiciário de Santa Catarina (15/8 a 11/9), Prevenção e enfrentamento ao Assédio Moral, Sexual e outras formas de discriminação (22/8 a 25/9) e Eproc Básico para Unidades Judiciais de 1º grau (15/7 a 4/9).

Os habituais cursos credenciados pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM) para fins de promoção e de vitaliciamento também estiveram na programação do mês com os seguintes títulos: Tópicos Especiais de Direito Processual Civil (25/7 a 11/9) e Pacote Anticrime - Módulo II - Novas Regras Processuais da Lei de Organizações Criminosas (4/8 a 2/9). Também dirigido a magistrados, foi realizado o curso sobre Gestão de Unidades Judiciais Orientadas por Dados (2/9).

Os cursos de Formação de Formadores - Nível I - Módulo I (19 a 21/9) e de Planejamento, Gestão e Fiscalização de Contratos (1º a 9/9), receberam servidores e magistrados. Outras realizações foram a Formação Básica em TSI - Módulo II (8/8 a 18/9) e a Formação de Residentes Jurídicos (5 a 18/9).

Por fim, fechando setembro, o Projeto Atualizações da Vara de Cumprimento de Sentenças Cíveis e Execuções Extrajudiciais, realizado nos dias 29 e 30, foi a novidade em oferta da AJ. O curso trouxe suporte às atividades da Vara recém inaugurada na Capital, definida na Resolução TJ n. 26, de 17 de agosto de 2022. A unidade conta com 22 servidores e 3 magistrados. De acordo com o juiz Cláudio Eduardo Regis de Figueiredo e Silva, a ideia é trabalhar padronização, especialização e o uso de todas as automações possíveis. Além do magistrado, a juíza Alessandra Meneghetti e os juízes Yannick Caubet e Tanit Daltoé apoiam o projeto, que é coordenado pelo Núcleo II da CGJ.

O chefe de cartório da nova vara especializada, Rafael Rodolfo Vieira Schaeffer, participante da atualização, registrou: “Excelente curso! Foi muito proveitoso termos unido Cartório e Gabinete da Vara de Cumprimentos e Execuções Cíveis para aprendermos bastante coisa sobre essa forma de trabalho apresentada, baseada em inúmeros localizadores específicos, que se comunicam dentro de fluxos de trabalho diversos por meio de automatizações e ações preferenciais.” O servidor destacou a exposição clara e objetiva do conteúdo ministrado pelo instrutor Tanit e pela monitora Heloísa Mondardo, com dicas de boas práticas, e completou: “O espaço disponibilizado pela Academia Judicial foi ideal para o acompanhamento das aulas, já que cada participante tinha à disposição computador com acesso à internet. Estava tudo muito especial nesses dois dias de curso, e o aprendizado foi essencial para aplicarmos no dia a dia de trabalho da Vara de Cumprimentos e Execuções Cíveis da Capital”.