Informes

Voltar Diretrizes para Gestão de Gabinetes - Triagem complexa

O desenvolvimento de estudos e projetos versando sobre a gestão de unidades judiciais visa permitir atingimento de graus mais elevados de eficiência e de eficácia na prestação da tutela jurisdicional, notadamente quanto ao lançamento de decisões, que consubstancia a atividade finalística do Poder Judiciário.

Nessa linha, foram direcionados esforços para otimização da administração no âmbito do Poder Judiciário de Santa Catarina, com o desenvolvimento de um projeto objetivando o constante aperfeiçoamento de Diretrizes de Gestão de Gabinetes.

Uma das diretrizes da atual versão do referido manual é a Triagem Complexa, que consiste em uma forma organizada e padronizada de mapeamento gradativo e periódico do acervo, que visa agilizar o lançamento de decisões judiciais e, ainda, promover sinergia com as atividades de cumprimento (de cartório) mediante automações.

Tal método de trabalho está em fase de implantação em duas unidades jurisdicionais, mais precisamente a 1ª Vara Cível de Blumenau e a 2ª Vara Cível de Palhoça, com resultados significativos, já que a produtividade da equipe, utilizando a Triagem Complexa, foi equivalente a, aproximadamente, cinco vezes superior à média da sistemática anterior de trabalho. Além disto, diversas outras unidades estão aderindo espontaneamente, sob orientação da Corregedoria-Geral da Justiça, com ganhos similares de performance.