Informes

Voltar Melhorias para o Núcleo de Monitoramento de Perfis de Demandas e Estatística - Numopede

A Corregedoria-Geral da Justiça, em atenção ao deliberado no 77º Encontro do Colégio Permanente de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil, criou o Núcleo de Monitoramento de Perfis de Demandas e Estatística (Numopede), por meio do Provimento CGJ n. 14/2018 e da Portaria CGJ n. 39/2018.

A sua atribuição precípua consiste em identificar atuação processual abusiva, fraudulenta ou predatória, tanto de ofício quanto mediante provocação, bem como propor a realização de diligências específicas para a respectiva investigação.

Durante o ano de 2018, logo após a instalação, já foram expedidos três comunicados visando alertar os magistrados de algumas práticas irregulares na representação das partes. A investigação de uma destas situações supostamente fraudulentas, inclusive, teve repercussão na mídia nacional, com veiculação no programa Fantástico da Rede Globo.

Mais recentemente, a unidade foi equipada com software da Microsoft de inteligência (Microsoft Power BI - Business Intelligence) e com painéis de projeção, empregados para a visualização e o monitoramento constante da movimentação forense, visando o controle de prazos e a repressão de litigância de má-fé, em tempo real.