Programa Inspeção Virtual
O que é

Software desenvolvido por esta Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ), com parceria com a Diretoria de Tecnologia da Informação, tem por objetivo auxiliar, por meio de planilhas eletrônicas, a atividade correicional, permitindo a obtenção de dados relativos às atividades cartorárias e judicantes sem a necessidade do comparecimento físico do Órgão Correicional em cada uma das unidades judiciárias do Estado.

Através deste aplicativo, é possível gerar 4 tipos de Relatórios - Relatórios Gerais, Relatórios para Correção de Estatística, Relatórios Correicionais e Relatórios de Produtividade -, o que possibilita um diagnóstico preciso e atualizado da situação em que se encontra a unidade judiciária, além de servir como instrumento gerencial das atividades por ela realizadas.

Ademais, trata-se de método objetivo de aferição de desempenho funcional, pois fundamentado na alimentação do Sistema de Automação SAJ. Em razão disso, faz-se cada vez mais necessária a correta alimentação dos dados processuais no SAJ, para que, através da Inspeção Virtual, seja possível aferir a quantidade e a qualidade do trabalho realizado pelos servidores do Poder Judiciário Catarinense.

Portanto, com este novo aplicativo, o SAJ deixa de ser utilizado apenas como uma mera ferramenta para a localização física dos autos, transformando-se em um importante instrumento de produção, documentação e comunicação da atividade judiciária. Ressalte-se, por fim, que a tarefa de interpretar corretamente os registros localizados pela pesquisa realizada na Inspeção Virtual compete ao Magistrado e/ou ao Chefe de Cartório, os quais ficam incumbidos de promover os devidos ajustes nos processos e no SAJ, no âmbito de suas atribuições.

O Programa Inspeção Virtual está instalado em todas as comarcas do Estado. Em 2007, CGJ colocou em homologação/produção o Sistema SAJ-Estatística, que futuramente substituíra o Programa Inspeção Virtual, auxiliando os servidores e magistrados no acompanhamento dos trabalhos da sua unidade judiciária, com extração de relatórios estatísiticos.

Legislação
Como acessar
Mais informações

Central de Atendimento Eletrônico da CGJ