Premissas e diretrizes do Escritório de Processos

As funcionalidades plenas do escritório de processos do TJSC compreendem a execução de serviços vinculados aos múltiplos perfis - coordenação, regulação, colaboração e execução.

As funcionalidades contidas no perfil Coordenador, Regulador e Colaborador são exercidas em um único ponto da estrutura, não se configurando como unidade específica.

As funcionalidades contidas no perfil Executor ocorrem em todas as unidades da estrutura.

A relação entre os perfis da tipologia do escritório não pressupõe subordinação hierárquica, entretanto deverá haver um comprometimento com as orientações técnicas ou estratégicas produzidas pela rede de processos.

As unidades, ao se estruturarem para exercer o perfil executor, devem considerar como atuação básica os macroprocessos estabelecidos na cadeia de valor para este perfil.

Mesmo que as unidades não façam a adesão ao modelo de gestão de processos aqui proposto, devem se preocupar com melhoria contínua de seus processos de trabalho.

Apenas em situação de exceção, a ASPLAN exercerá as funcionalidades contidas no perfil executor.

A Cadeia de valor organizacional é mantida pela ASPLAN, a partir das mudanças estratégicas.

Cabe à ASPLAN o fomento ao controle de qualidade por meio de reuniões periódicas para troca de experiência e por meio da disponibilização do registro e acompanhamento da implementação de iniciativas que corrigem as ocorrências de não conformidade.

As informações referentes aos processos corporativos devem estar disponíveis na rede interna do TJSC para acesso dos interessados autorizados.