Escritório de Processos de Trabalho

O Escritório de Processos de Trabalho como um dos instrumentos da governança organizacional, tem como principal objetivo institucionalizar e sistematizar o gerenciamento dos processos de trabalho para que o mesmo se transforme em mais uma ferramenta de análise da operação, de implementação das estratégias e de melhoria contínua do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

Modelo de gestão do escritório de processos

O modelo de gestão do escritório de processos foi desenvolvido na concepção de rede, entendida aqui como um espaço decisório, de mudança cultural, de negociação e de troca. Este modelo contempla:

  • Premissas e diretrizes: consolida a definição de premissas e diretrizes estratégicas quanto à abrangência e modelo de relacionamento.
  • Configuração da tipologia de escritório: Define os perfis e funcionalidades que o escritório pode assumir de forma a melhor atender a demanda organizacional.
  • Cadeia de Valor para a inovação dos processos: identifica o conjunto de processos necessários à operacionalização do Escritório de Processos de acordo com o perfil.
  • Metodologia de Gestão de Processos: Estabelece os requisitos da Metodologia de mapeamento de Processos que devem ser utilizados no mapeamento dos processos corporativos.