Metodologia

A Metodologia tem por objetivo sustentar o modelo de governança do Poder Judiciário de Santa Catarina - PJSC com as bases regulatórias convencionadas com a Assessoria de Planejamento e Gestão Estratégica - Asplan, para a implementação da Gestão de Processos de Trabalho.

Considera-se que no setor público a implementação da Gestão de Processo de Trabalho ocorre gradativamente e em consonância com o modelo hierárquico, possibilitando um crescente ganho de flexibilidade e de autonomia organizacionais, obtido por meio de adequações entre o modelo hierárquico, verticalizado, e o modelo de processos, horizontalizado, caracterizando a modernização da gestão.

Esse modelo misto estimula a inovação na gestão do PJSC seja pela diversificação no foco de análise organizacional, seja pelo desenvolvimento de percepção do corpo gerencial e técnico sobre as necessidades do contexto judicial e sobre o desempenho da instituição. Processo de trabalho é mais uma perspectiva da análise da organização, segundo as teorias contemporâneas da gestão, que concretizam a integração entre a organização e os ambientes interno e externo em constante transformação. A abertura para o ambiente resulta em novas demandas e novas exigências para as organizações que se tornam mais sociais e dependentes de interações com múltiplas variáveis, além de encorajar a tomada de decisão com maior autonomia e segurança. Ao mesmo tempo, gera conhecimento e intelectualidade na ação organizacional.