Gestão de Projetos

O gerenciamento de projetos é compreendido como importante ferramenta das instituições no sentido de integração de equipes com vistas ao alcance de determinados objetivos, sejam eles estratégicos ou setoriais.

A intenção da utilização dessa metodologia é que, por meio do planejamento, estabelecimento de escopo, cronograma, gerenciamento e controle das atividades e integração de equipe composta por profissionais especializados, o objetivo do projeto possa ser alcançado com mais eficiência e eficácia.

Dentre as vantagens decorrentes do gerenciamento de projetos, destacam-se o aprimoramento do controle dos projetos, a melhoria geral no desempenho do projeto, a alocação adequada dos recursos necessários ao projeto (pessoas, equipamentos e materiais), a redução do tempo para a conclusão dos projetos, a documentação das lições aprendidas, o que facilita o a execução de projetos futuros, dentre outras.

A aplicação da metodologia visa, ainda, à disseminação institucional das boas práticas vivenciadas nos setores e, por meio da colaboração dos diversos gerentes de projetos, à evolução continuada da própria metodologia.

O que é um projeto?

Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. A sua natureza temporária indica início e término definidos.

O término é alcançado quando os objetivos forem atingidos ou quando se concluir que esses objetivos não serão ou não poderão ser atingidos e o projeto for encerrado, ou quando ele não for mais necessário. Temporário não significa necessariamente de curta duração.

O que é gerenciamento de projetos?

O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas nas atividades de determinado projeto, a fim de atender aos seus requisitos.

Qual o papel do patrocinador?

O patrocinador é a pessoa que defende o projeto, a partir da concepção deste. O patrocinador conduz o projeto até a autorização formal e desempenha um papel significativo no desenvolvimento do escopo inicial e do termo de abertura.

Qual o papel do gerente de projeto?

O gerente de projeto é designado pela organização para atingir os objetivos do projeto. Dessa forma, o gerente de projeto exerce papel que compreende grandes desafios e responsabilidades, e com prioridades mutáveis. Isso requer flexibilidade, bom senso, liderança forte, habilidades de negociação, além de um conhecimento sólido das práticas de gerenciamento de projetos. Um gerente de projetos precisa ser capaz de entender os detalhes do projeto, mas gerenciá-lo com uma perspectiva global.

Qual o papel da equipe de projeto?

Uma equipe de projeto é composta pelo gerente de projeto e por outros membros da equipe que executam o trabalho (não estão necessariamente envolvidos no gerenciamento do projeto). Essa equipe é composta por pessoas de grupos diferentes, com conhecimento de um assunto específico ou um conjunto específico de habilidades necessárias ao sucesso do projeto. A equipe de projeto executa as atividades inerentes ao projeto.

Fonte: Guia PMBOK. 4.ed. 2012.