Segunda Mostra - 2012

Equipe
Edison Zimmer
Servidores da 3ª Vara Cível da Comarca de Rio do Sul

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analucia@tjsc.jus.br

Resumo da Prática
Não disponível. Aguarde.

Equipe
Juiz Paulo Roberto Froes Toniazzo
Luiz Carlos Longen Machado

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prft8063@tjsc.jus.br

Resumo da Prática
Peticionamento coletivo na execução fiscal. Racionalização e padronização de procedimentos. Eliminação do trabalho meramente formal e do retrabalho. Eficiência e eficácia na prestação jusrisdicional.

Equipe
Juíza Sônia Maria Moroso Terres
Integrantes da Estrela de Isabel

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itajai.criminal1@tjsc.jus.br

Resumo da Prática
Desenvolver um programa de apoio às mulheres e seus filhos menores de idade, vítimas de violência doméstica e familiar, no município de Itajaí (SC), na modalidade de triagem e acompanhamento pós Casa Abrigo (alta complexidade segundo a Política Nacional de Assistência Social), estendendo-se o atendimento aos agressores.

Equipe
Suzie Bello Araújo
Servidores da Diretoria de Recursos e Incidentes

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ksilva@tjsc.jus.br

Resumo da Prática
A gestão por processos propõe que se faça primeiramente um levantamento e uma análise do conjunto das atividades executadas atualmente - denominado aqui como Processo. O desenho desse conjunto de atividades (Processo) é expresso graficamente em forma de FLUXOGRAMAS. A partir deste desenho, o gestor tem um bom conhecimento de como as coisas estão funcionando, proporcionando uma visão comum das atividades que integram a atual cadeia de agregação de valor. Esses desenhos dos fluxos de trabalho foram efetuados pelos próprios Chefes de Seção numa ferramenta informatizada gratuita denominada BIZAGI. Este foi o primeiro grande desafio: aprender a lidar com uma nova ferramenta. (Santo de Casa fazendo milagre).

A partir deste entendimento, desenhados os fluxos das rotinas de nossos processos internos, passamos para a análise das rupturas, identificando as atividades que:

  1. Existem, mas não agregam valor;
  2. Não existem, mas devem fazer parte deste processo;
  3. Existem e devem continuar existindo, no entanto precisam ser otimizadas ou melhoradas.

A "GESTÃO POR PROCESSOS" na Diretoria de Recursos e Incidentes - DRI está se dando diante da necessidade de se ter uma metodologia de auxílio à gestão. O cenário de crescimento de demanda e redução de recursos torna esta questão fundamental para a instituição. É preciso fazer alguma coisa, não só começar a agir quando o recurso chegar. São soluções simples, mas que podem resolver grandes problemas. É necessário uma gestão coordenada, procurando trabalhar de forma integrada às diversas áreas da Diretoria, em colaboração e sintonia, de modo a obter elevados índices de eficiência, e eficácia e qualidade no atendimento ao usuário externo e interno. As divisões e seções da Diretoria deixaram de ser administradas isoladamente, como se fossem independentes das demais. Estamos modelando os nossos processos internos, monitorando os indicadores, implementando ações preventivas e corretivas, motivando e mantendo a equipe motivada. É necessário que os processos e as pessoas estejam alinhadas com as estratégias da instituição.

Alguns exemplos de ferramentas que proporcionam efetivas soluções:

  • Mapeamento dos Processos internos;
  • Reunião de Redesenho dos fluxos;
  • Plano de Ação
  • Manuais de Procedimentos
  • Rede de Compartilhamento Interna
  • Check's list
  • Atendimento não presencial
  • Feedback
  • Forças-tarefas
  • Relatório Gerencial
  • Princípios do 5S

 

Equipe
Juíza Quitéria Tamanini Vieira Péres
Servidores da 1ª Vara Cível da Comarca de Blumenau

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qperes@tjsc.jus.br

Resumo da Prática
O Programa Permanente de Audiências Conciliatórias visa difundir a conciliação, como meio legítimo e efetivo à resolução do conflito, prestigiando, para tanto, o olhar do Advogado quanto à identificação do processo e do momento hábil para tanto. "Quais processos" e "quando" são informações relevantes que muito podem contribuir para a consecução da pacificação por tal via, sempre que possível e quando o for.