Informes

Voltar Sustentabilidade no novo prédio da comarca de Navegantes

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Nelson Schaefer Martins, em continuidade a sua política de conhecer in loco a situação das comarcas do Estado, esteve na tarde de ontem (29/1) em Navegantes para ver de perto as obras do novo prédio da comarca e as condições físicas do atual Fórum. Acompanhado do coordenador de Magistrados, juiz Marcelo Pizolati, do diretor-geral administrativo, Cleverson de Oliveira, e do diretor em exercício de Engenharia e Arquitetura, Vitor Damiani, o presidente reuniu-se com a juíza Manoelle Brasil Soldati Simionato, que responde pelas varas Criminal e 2ª Cível, e com a secretária do Fórum, Mariandrea Iaquinto, em busca de alternativas para atenuar a atual situação da comarca até a entrega do novo prédio.

Na ocasião, o desembargador percorreu todo o Fórum, conversou com funcionários e anunciou para breve o envio de uma força-tarefa a fim de acelerar a digitalização processual, fato que irá colaborar na resolução do problema de espaço físico. Ele ainda deixou instruções para que seja estudada a possibilidade de locação de um prédio melhor estruturado fisicamente. "Vim por saber da situação dramática, processual e física, da comarca, pois é necessário que nossos funcionários tenham um espaço que proporcione salubridade, produtividade e eficiência", afirmou o presidente.

Na sequência, a equipe deslocou-se para as obras de construção do novo prédio da comarca, previsto para ser entregue no final de 2016. "O edifício será o primeiro a ser construído dentro do padrão "3 a 7 varas", desenvolvido dentro do conceito de sustentabilidade", afirmou o engenheiro Vitor Damiani. O novo Fórum, que terá uma área de 6.495,02 m², terá tratamento de fachadas para aliviar a carga térmica, teto verde no Salão do Júri, estação de tratamento de esgoto para entrega de água limpa à prefeitura e reaproveitamento de água das chuvas.