Campanhas
Semana do Meio Ambiente

A Semana do Meio Ambiente no Poder Judiciário catarinense é realizada desde 2010 pela Secretaria de Gestão Ambiental, em parceria com a Academia Judicial, com a Assessoria de Relações Públicas e com o Museu do Judiciário. Participam também diversas comarcas e setores do Tribunal de Justiça. Tem como referência o Dia Mundial do Meio Ambiente celebrado em 5 de junho. O objetivo do evento é incentivar a reflexão acerca das demandas socioambientais da atualidade por meio de atividades educativas e artístico-culturais inseridas na realidade cotidiana.

Descarte Certo

A partir de 2014, os adesivos dos coletores indicam o que pode o que não pode ser descartado em cada um dos coletores.

Vamos Cuidar Desse Ambiente

A campanha Vamos Cuidar Desse Ambiente leva a mensagem do zelo pelo espaço público ao promover o incentivo pela manutenção da limpeza, pelo descarte adequado de resíduos e pela economia de água e energia elétrica.

TJSC Recicla

Realizada em 2001, a campanha TJSC Recicla foi a primeira ação de comunicação em educação ambiental. Envolveu a disponibilização de um sistema de chamados de coleta seletiva, distribuição de material informativo e ações educativas sobre o consumo de garrafas Pet. Hoje TJSC Recicla é o programa que gerencia o sistema de gestão de resíduos do Poder Judiciário e as ações de comunicação relacionadas à reaproveitamento e reciclagem de material, como os blocos e cadernos feitos com folhas A4 usadas.

Entre 2010 e 2011, a campanha Pense Ambiente divulgou informações para incentivar a redução do consumo de papel, energia elétrica, água e combustível - itens fixados como prioridade pela Meta n. 6 do CNJ. Teve como características a interatividade do sítio eletrônico, onde o visitante podia baixar papéis de parede temáticos, responder a um teste sobre consumo e participar de um fórum. A campanha foi a primeira ação de comunicação de alcance estadual no âmbito da gestão socioambiental do Poder Judiciário catarinense. Hoje ela dá nome ao programa permanente de sensibilização e capacitação coordenado pela Secretaria.

Sinal Verde para a Conciliação

Entre 2011 e 2014, foi realizado o programa Sinal Verde para a Conciliação, em parceria com o Conselho Gestor dos Juizados Especiais, durante os mutirões de conciliação. O programa levou a mensagem da conciliação como instrumento de pacificação social que contribui com a celeridade da justiça e com a cultura da sustentabilidade. Os mutirões contemplados com o programa Sinal Verde tiveram a realização de coleta seletiva, uso de materiais de escritório reutilizados e recicláveis, além de ações culturais e educativas.