Campanha Pense Ambiente

Entre 2010 e 2011, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina apresentou a primeira campanha de comunicação em nível estadual voltada ao desenvolvimento sustentável, planejada e executada pela Seção de Gestão Ambiental - DIE, com o apoio da Assessoria de Planejamento e com a colaboração técnica da Divisão de Artes Gráficas - DIE e da Divisão de Gestão do Conhecimento - DTI.

Com o objetivo de estimular as práticas que respeitem os princípios básicos de redução, reutilização e reciclagem, a campanha abordou os itens da Meta Prioritária n. 6 do Conselho Nacional de Justiça, que estabeleceu a redução dos índices de consumo per capita com energia, telefone, papel, água e combustível.

O lançamento ocorreu em novembro de 2010 a partir de mídias eletrônicas e físicas nas comarcas do Estado e nos setores do TJ, com o uso de sinalização, hotsite, material infográfico, e-mails e notícias.

O sítio eletrônico Pense Ambiente divulgou o conteúdo da campanha e proporcionou interatividade por meio do download de Papéis de Parede Temáticos, de atividade no fórum Ecomarcas e do preenchimento do Teste Interativo.

De acordo com os dados de movimentação obtidos pela ferramenta Google Analytics, de 01/11/2010 a 31/08/2011 houve 5.633 visitas, com média de 18,27 visitas por dia, sendo que as páginas da campanha tiveram 11.648 acessos, com média de 2,07 páginas por visita. O conteúdo mais visualizado foi a página para baixar papéis de parede temáticos.

Os participantes vieram de 164 cidades, sendo que as cidades catarinenses mais participativas foram Florianópolis, Joinville, Blumenau, Criciúma, Itajaí, Chapecó e Balneário Camboriú. Aproximadamente 90% das visitas tiveram origem no sítio eletrônico do TJSC, que funcionou como site de referência.

No Fórum Ecomarcas e no Teste Interativo, os participantes relataram boas práticas individuais e coletivas, apontaram problemas e deram sugestões, partilhando ricas informações e experiências sobre a gestão ambiental no local de trabalho. Além disso, os dados do Teste Interativo serviram de medição dos hábitos dos servidores.

Foi bastante destacada a atuação dos servidores que utilizaram as ferramentas de interação e mobilizaram-se nas comarcas e nos setores, promovendo a edição de normas internas e a criação de blogs para divulgar as ideias da campanha. As propostas de melhoria apontadas pelos usuários foram divididas em duas listas, uma relativa ao SAJ e outra relativa às questões de estrutura e infraestrutura, e foram encaminhadas aos setores responsáveis.

Por meio das questões levantadas pelos participantes, notou-se que as medidas educativas e/ou campanhas voltadas à gestão ambiental devem centrar-se no reforço do comportamento adequado dentro dos critérios da sustentabilidade, quais sejam ecologicamente correto, economicamente viável e socialmente justo. Em nível individual e coletivo, as políticas de gestão dessa área implicam a introdução de novos paradigmas e, para o alcance das metas, é importante o reforço continuado dos gestores para a manutenção das boas atitudes em consumo consciente.