PANC

Plantas alimentícias não convencionais, também conhecidas como PANC, são as plantas que possuem uma ou mais partes comestíveis e que não fazem parte dos circuitos tradicionais de produção e de consumo de alimentos.

Muitas das chamadas "ervas daninhas" ou "plantas do mato" são plantas alimentícias não convencionais. Geralmente são plantas de crescimento espontâneo cujo potencial alimentício é conhecido por poucas pessoas, mesmo sendo espécies do local, como é o caso da bertalha-coração e do mangarito nas regiões Sudeste e Sul.

O termo também se refere a partes comestíveis de uma planta conhecida, que, entretanto, não costumam ser vistas como alimento, como é o caso do "coração" da bananeira.

Assim como no caso das plantas medicinais, o conhecimento do potencial alimentício das plantas vem de uma tradição mais antiga, que chega até hoje por meio das populações que se mantêm do extrativismo e dos produtos do plantio. Para as populações urbanas, as PANC são uma novidade, e para fazer uso delas são necessárias informações muito claras sobre a identificação das plantas e as formas de colheita e de preparo, a fim de não as confundir com plantas semelhantes que possam ser perigosas ou tóxicas.

Se comparadas às plantas convencionais, as PANC dependem de menos recursos para viver, são muito adaptáveis e apresentam grande variabilidade genética.

Segundo Kinupp e Lorenzi (2014, p. 19), estima-se que 10% da biodiversidade vegetal do planeta possua partes comestíveis. Em torno de 7 mil espécies têm sido cultivadas ou colhidas com esse fim ao longo da história, entretanto 90% do alimento mundial  atualmente vêm de apenas 20 espécies vegetais.

A influência da globalização nos padrões de consumo torna a alimentação mais homogênea e monótona em comparação à diversidade de alimentos apresentada pela natureza. Só no Brasil existem mais de 3 mil espécies de plantas com potencial alimentício a ser explorado.

Conheça os usos alimentícios e receitas para as plantas dente-de-leão, ora-pro-nóbis e azedinha; e para partes menos usadas de plantas como coração da bananeira, casca do abacaxi e albedo do maracujá.

Receitas com PANC

Fonte:

KINUPP, Valdely Ferreira; LORENZI, Harri. Plantas alimentícias não convencionais (PANC) no Brasil: guia de identificação, aspectos nutricionais e receitas ilustradas. São Paulo: Instituto Plantarum de Estudos da Flora, 2014.