XII Semana do Meio Ambiente

A XII Semana do Meio Ambiente está no (m)ar! Década do Oceano & Lixo no mar.

A Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, que compreende o período 2021-2030, têm entre seus objetivos reconquistar um oceano limpo, saudável e resiliente. Por isso, convidamos todas e todos a se conectarem com os mares.

São princípios essenciais da cultura oceânica:

  1. A Terra tem um oceano global e muito diverso
  2. O oceano e a vida marinha têm uma forte ação na dinâmica da Terra
  3. O oceano exerce uma influência importante no clima
  4. O oceano permite que a Terra seja habitável
  5. O oceano suporta uma imensa diversidade de vida e de ecossistemas
  6. O oceano e a humanidade estão fortemente interligados
  7. Há muito por descobrir e explorar no oceano

Em 5 de junho de 2021, Dia do Meio Ambiente, a ONU estabeleceu o tema dessa celebração como a restauração dos ecossistemas. Mais de 70% da superfície terrestre é coberta por oceanos. Aproveitando para celebrar o primeiro ano da Década do Oceano, escolhemos nos aproximar dos mares, com a participação das instituições R3 Animal, Route Brasil e do coletivo Artivism Route Collective. 

Em prol da vida, queremos um oceano livre de poluição, com seus ecossistemas protegidos, recuperados e bem geridos. Como não conseguimos lidar com algo que não compreendemos, vamos compartilhar informações sobre esse desafio e apresentar as atividades das instituições convidadas, que atuam de diferentes formas pela proteção dos ecossistemas marinhos.

A associação R3 Animal trabalha em prol da conservação da biodiversidade através da reabilitação de animais selvagens, pesquisa e sensibilização da sociedade, buscando a recuperação do meio ambiente e a diminuição do impacto humano mediante monitoramento de praias e educação ambiental.

O instituto Route Brasil é uma organização que atua na limpeza de praias, em parceria com cooperativas e empresas de reciclagem. Além disso, realiza o monitoramento do lixo marinho e o desenvolvimento de programas para a transformação de pessoas, empresas e governos.

Num mar de conteúdo, entre tantas abordagens, queremos realçar toda a vida oceânica e atentar para um dos problemas que afetam negativamente esse ecossistema, o lixo.

Em Mar de Vida, selecionamos 10 fotos do trabalho desenvolvido pela R3 Animal em que se ressalta a importância da preservação para a biodiversidade.

Em Mar de Lixo, selecionamos 10 fotos do trabalho desenvolvido pela Route Brasil em que se mostra a quantidade de lixo descartada indevidamente, que acaba sendo levada até as praias e oceanos.

Na Mostra Artivism, arte e ativismo se unem numa abordagem criativa sobre os padrões de consumo e descarte que afetam os oceanos. Essa exposição foi feita em colaboração com a Artivism Route Collective, um movimento global que surgiu em Florianópolis e que expõe obras de artistas que ressignificam o lixo jogado nas praias.

Além das entrevistas com R3 Animal e Route Brasil, compilamos 7 dicas de sustentabilidade na prática alinhadas à Década do Oceano para você conferir e aplicar.

Por fim, desafiamos você a mergulhar no tema e demostrar quais atitudes você adota para fazer a diferença na natureza, por meio do nosso desafio Tudo Azul. Leia as regras e participe! As fotos poderão ser publicadas no perfil oficial do TJSC no Facebook e no Instagram.

Um abraço!

Organizadores da XII Semana do Meio Ambiente: Secretaria de Gestão Socioambiental
 
Produção visual e diagramação: Núcleo de Comunicação Institucional
 
Ações em parceria:
Assessoria de Imprensa - Núcleo de Comunicação Institucional