Mar de Vida

Galeria de Fotos da R3 Animal

Falar a respeito da vida sem citar o oceano é algo impossível. Esses dois conceitos estão tão sobrepostos que quase são sinônimos! Afinal, não existe um sem o outro. O oceano é uma imensidão de 1,35 bilhão de metros cúbicos de água, que ocupa 70% da superfície da Terra, deu origem à vida e abriga desde organismos unicelulares até o maior mamífero vivo do planeta, a baleia-azul.

O oceano, assim como a vida, é feito de agitações, barulho, silêncio, luz, cor e escuridão.

A agitação do oceano e o barulho são resultados de grandes movimentos, como ação da gravidade e ventos, que geram as correntes oceânicas, que servem de transporte para migração de várias espécies e induzem padrões climáticos globais. Já no silêncio são encontrados grandes recifes de corais, que servem de abrigo para pólipos, plantas e peixes.

Do verde das algas do oceano são produzidos 50% do oxigênio de que nós e todos os seres terrestres dependem para sobreviver. E mesmo no escuro do oceano, nas profundezas de mais de 3 mil metros, encontra-se vida! Essa escuridão ocupa metade de todo o oceano, o que o torna ainda mais misterioso.

Em alguns momentos, somos como golfinhos, baleias, peixes e polvos: podemos nadar contra a corrente. Em outros momentos, somos como estrelas do mar, e apenas seguimos nosso caminho, rastejando no fundo do oceano. Deixamos fluir e nos permitimos ser levados pelas correntes, como as águas-vivas. Saímos da terra e mergulhamos no oceano, como lontras e ursos polares. Nos fixamos em nossas rotinas como os pólipos e esponjas, mas também necessitamos uma pausa para a fotossíntese, como as algas.

Dessa imensidão chamada oceano conhecemos somente 10% da parte mapeada e apenas 1/3 da sua biodiversidade, e, assim como na vida, não sabemos o que nos espera. O que se sabe é que em meio a tanta sintonia, dependência, semelhanças e metáforas estamos matando o oceano! O descarte incorreto de resíduos, a pesca predatória e o aquecimento global estão extinguindo espécies, esbranquiçando corais, contaminando as águas e, consequentemente, as algas, e ignorando o fato de que isso acaba nos matando aos poucos! O oceano vivo dá vida para a escuridão, mas o oceano morto silencia a vida.

Acordemos enquanto há vida! Há vida enquanto há oceano!

Autoria: R3 Animal