Mostra Artivism: In natura

Galeria de fotos Mostra Artivism: In natura

In natura: Na natureza, da mesma natureza.

A Expo In natura é uma parceria entre a Artivism Route Collective (ARC) e o Tribunal da Justiça de Santa Catarina com objetivo de expor ao público um olhar profundo sobre o descarte de lixo e o potencial artístico muitas vezes invisível ao público em geral.

As obras dos artistas utilizam resíduos que seriam descartados para criar obras fantásticas, que, através da estética, nos fazem refletir sobre o nosso consumo e abrem portas para um novo jeito de pensar a nossa relação com a natureza e o meio em que vivemos.

Nesta exposição contamos com o acervo de obras do Weston Fuller (@westonfuller), Judith e Richard Lang, Eládio Ferreira (eladio.ferreira) e Janis Jones (@janisselbyjones). Os artistas trazem diferentes influências para se expressar e criar obras com o intuito de abrir a nossa mente a um problema latente no mundo todo.

Tudo é energia e isso é tudo o que há.
Albert Einstein
 

Weston Fuller

Plástico não pertence à nossa água, às nossas praias, ou deve ser descartado no nosso meio ambiente. Os indivíduos são pessoalmente responsáveis pelos resíduos que criamos e pelo meio ambiente que impactamos. Plastic Surf é uma série fotográfica conceitual que justapõe itens de plástico reais, coletados em praias locais ao longo da costa do sul da Califórnia, com momentos reconhecíveis dentro do surfe. Fotos foram ilustradas para mostrar o problema de que nossos oceanos serão poluídos se não assumirmos a responsabilidade por nossas próprias ações pessoais.

Weston Fuller é fotógrafo, mora em San Diego, Califórnia. Para ele, a fotografia é mais sobre criar uma fotografia do que fazer uma foto. Momentos são capturados, mas histórias são feitas, o que ajuda a definir pessoas, lugares e coisas.

Janis Jones

Eu tenho feito limpezas de praia no norte de San Diego por muitos anos. Eu fotografo o lixo e encontro e compartilho as imagens mais interessantes na rede social para ajudar as pessoas a entenderem a seriedade do problema de poluição por plástico.

Professora e fotógrafa, natural de San Diego, Califórnia. Janis é educadora e artivista, atua em diversas frentes para engajar a comunidade sobre a conscientização do consumo de plástico. Apaixonada por fotografia e reciclagem, desenvolveu projetos com seus alunos a partir de reutilização de plásticos coletados nas praias de San Diego. Janis acredita que a esperança é que, ao transformar algo negativo e fora do lugar em algo bonito e interessante, as pessoas sejam atraídas e comecem a refletir sobre o que estão fazendo em suas próprias vidas que pode estar contribuindo para a degradação ambiental. Se formos expostos apenas a imagens chocantes e assustadoras, tendemos a nos fechar - então o truque é atrair as pessoas com beleza e, ao mesmo tempo, revelar a difícil realidade.

Judith e Richard Lang

O desejo de atuar de maneira proativa levou à conclusão de que é preciso mais do que recolher o lixo da praia, é preciso dar a esses resíduos uma destinação adequada. Mais do que limpar, é fundamental buscar soluções para evitar que a poluição aconteça. Essa consciência tem levado o instituto a buscar novas frentes de atuação, com soluções e alternativas inovadoras que ajudem a produzir menos resíduos e a participar ativamente de ações e movimentos que busquem provocar mudanças de hábitos de produção e de consumo.

Desde 1999, Richard Lang e Judith Selby Lang frequentam a praia Kehoe, no norte da Califórnia. Eles coletaram detritos de plástico que saíram do Oceano Pacífico e se acumularam pela extensão de 1.000 metros da praia, totalizando mais de duas toneladas de material. Eles os transformam em obras de arte que representam com naturalidade o material como ele é: o lixo termoplástico de nossa cultura descartável.

Eladio Ferreira

O artivismo na minha vida começou junto com as criaturas marinhas. Foi algo natural que fluiu junto com a arte. Para mim, é uma forma de desenvolver uma linguagem visual intrigante e ao mesmo tempo iniciar uma consciência ambiental nas pessoas, mostrando o futuro dos oceanos caso não mudemos nossos hábitos de consumo, um futuro inerte, sem vida, amorfo.

Eladio Ferreira mora em Recife, é fotógrafo e artista visual. Criou a Série das Criaturas Marinhas para denunciar o descarte irregular dos resíduos sólidos que poderiam ser reciclados ou reutilizados; e também para a conscientização dos espectadores para essa problemática global.

Para mais informações, mande uma mensagem para +55 48 8444-1604 ou para dandara@artivismroute.org.

Juntos pela manifestação do ser no meio social, trazendo a arte ativista para o âmbito global como meio de questionamento e conscientização sobre os impactos dos nossos hábitos de consumo no meio ambiente. Com carinho, ARC em In Natura.