Sustentabilidade na prática


O foco nos oceanos é essencial para a sociedade discutir as ameaças vivenciadas pela vida marinha. Poluição plástica, acidificação e aumento do nível dos oceanos são alguns dos problemas a serem freados.

Nesse sentido, a XII Semana do Meio Ambiente traz algumas informações relevantes e dicas práticas para você, no seu cotidiano, combater esses males que assolam os nossos oceanos.

 

Os canudos de plástico têm apenas alguns minutos de vida útil, mas representam centenas de anos de resíduos para o meio ambiente. Somente nos Estados Unidos são utilizados mais de 500 milhões de canudos de plástico por dia. Consequentemente, por seu descarte inadequado, eles constituem grande parte de todo o lixo de plástico encontrado nos mares. (CARPALLO, 2017)

  • Substitua o canudo de plástico por outro material reciclável ou reutilizável, como papel, silicone, palha, bambu, vidro e metal. Ou simplesmente dispense o uso do canudo!

 

De acordo com os dados da ONU, 5 trilhões de sacolas de plástico são consumidas por ano no mundo, em sua maioria feitas de polietileno, um derivado do petróleo que leva cerca de 500 anos para se biodegradar.

  • Utilize sacola ecológica, caixa de papelão, mochila ou bolsa nas idas às compras para reduzir a cultura do plástico. 

 

35% do plástico produzido no mundo é utilizado única vez por até 20 min em média. (CICLO VIVO, 2015)

  • Use garrafa/caneca de vidro ou alternativas ao plástico de uso único.

 

Estima-se que 8 milhões de toneladas de lixo estão indo para os oceanos todos os anos. Isso equivale a um caminhão sendo despejado a cada minuto. (JAMBECK, 2015)

  • Escolha produtos naturais ou opções que usem menos embalagens, como as de conteúdo concentrado ou com refil. Isso vale para cosméticos, alimentos, itens de limpeza e artigos em geral.

 

As algas marinhas são responsáveis pela produção de 54% do oxigênio do mundo, segundo dados do Instituto Brasileiro de Florestas. (SOUZA, 2021)

Nos últimos 60 anos houve queda de 40% das algas do fitoplâncton. A diminuição estaria ligada ao aquecimento do planeta e ao aumento da temperatura dos oceanos, conforme revelou um estudo publicado na revista científica Nature. (PRESSE, 2010)

  • Opte pela mobilidade ativa (andar a pé ou de bicicleta) e por transportes coletivos. Se for de carro, compartilhe o uso e ofereça carona a amigos.

 

A temperatura média dos oceanos bateu novo recorde em 2019 e é apontada como a maior já registrada na história. No mesmo ano também foi verificado o maior aumento de temperatura média desta década, é o que revela um estudo internacional publicado na revista Advances in Atmospheric Sciences por um grupo de 14 cientistas. No início do artigo científico os pesquisadores já explicam que o aumento da temperatura dos oceanos deve-se aos gases de efeito estufa lançados na atmosfera pelo ser humano. (MESQUITA, 2020)

  • Consuma mais produtos locais. Produtos produzidos localmente não necessitam ser transportados por longas distâncias e, portanto, dispensam as emissões de gases do efeito estufa. 

 

A geração de energia elétrica é responsável por 12% das emissões de gases de efeito estufa do setor de energia, segundo o Sistema de Estimativas de Emissão de Gases de Efeito Estufa. (SEEG, 2019)

  • Opte por eletrodomésticos (ar-condicionados, geladeiras, máquinas de lavar) menos agressivos ao meio ambiente.

 

Referências:

CARPALLO, S. C. Começa segunda guerra de canudos. El País. 27 abril 2017. Disponível em https://brasil.elpais.com/brasil/2017/04/26/internacional/1493243502_138078.html. Acesso em 5 maio 2021.

JAMBECK, J. R.; ANDRADY, A.; GEYER, R.; NARAYAN, R.; PERRYMAN, M.; SIEGLER, T.; WILCOX, C.; LAVENDER LAW, K. Insumos de resíduos de plástico da terra para o oceano. Science, n. 347, p. 768-771, 2015.

PRESSE, France. Queda de população de fitoplâncton é ameaça à cadeia alimentar marinha. 28 junho 2010. Disponível em http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2010/07/queda-de-populacao-de-fitoplancton-e-ameaca-cadeia-alimentar-marinha.html/. Acesso em 7 maio 2021.

MESQUITA, João Lara. Temperatura dos oceanos é a maior da história. Estadão, São Paulo, 16 janeiro 2020. Disponível em https://marsemfim.com.br/temperatura-dos-oceanos-e-a-maior-da-historia/. Acesso em 7 maio 2021.

SEEG. Análise das emissões brasileiras de gases de efeito estufa e suas implicações para as metas do Brasil. 1970-2018. São Paulo, novembro 2019. Disponível em https://www.oc.eco.br/wp-content/uploads/2019/11/OC_SEEG_Relatorio_2019pdf.pdf. Acesso em 7 maio 2021.

SOUZA, Márcia. Oceanos são os pulmões do planeta. Ciclo Vivo. 8 junho 2021. Disponível em: https://ciclovivo.com.br/planeta/crise-climatica/oceanos-pulmoes-do-planeta/. Acesso em 8 junho 2021.

35% do plástico descartado foi usado por apenas 20 minutos. CicloVivo. 9 novembro 2015. Disponível em https://ciclovivo.com.br/planeta/meio-ambiente/35-do-plastico-descartado-foram-usados-por-apenas-20-minutos/. Acesso em 5 maio 2021.