Descarte de medicamentos

Os medicamentos vencidos são resíduos potencialmente perigosos, não sendo lixo comum e nem material reciclável. Devem ser devolvidos às farmácias ou postos de saúde, a fim de que seja realizada a destinação final de acordo com a legislação vigente. No Brasil, são gerados de 5 mil a 34 mil toneladas de medicamentos vencidos, anualmente. O descarte adequado é muito importante, pois estima-se que para cada quilo de medicamento descartado no lixo ou na fossa sanitária, cerca de 450 mil litros de água sejam contaminados, além de colocar em risco pessoas que porventura entrem em contato com o resíduo, como garis e catadores.

Atualmente muitas farmácias possuem um display onde o consumidor pode realizar o descarte do medicamento sem precisar entregá-lo a um atendente. Nesses pontos de coleta, os medicamentos devem ser descartados em seu invólucro ou recipiente (vidros, frascos, tubos); e as caixas de embalagem e bulas que não mantém contato direto com os remédios podem ser entregues para a reciclagem comum.

Os servidores que adquirem medicamentos na farmácia do Tribunal de Justiça podem devolver os medicamentos vencidos no mesmo local de entrega, desde que a devolução seja feita pessoalmente.