Informes

Voltar Projeto de gestão ambiental do TJSC é apresentado a deputados
O projeto de gestão socioambiental desenvolvido pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) foi apresentado aos deputados da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, durante a reunião do colegiado realizada nesta quarta-feira (16). A reunião contou ainda com a apresentação da ONG Associação R3animal, de Florianópolis, que atua no resgate, reabilitação e reintrodução de animais silvestres ao habitat natural.
 
De acordo com a professora Elizete Lanzoni Alves, integrante da Secretaria de Gestão Ambiental (SGA) do TJ, o projeto foi iniciado em 2000, tornou-se referência nacional e já foi duas vezes premiado. Consiste basicamente no desenvolvimento de ações voltadas principalmente para a coleta seletiva de lixo, destinação adequada dos resíduos, otimização do uso de recursos, entre outras.
 
"A gestão socioambiental no poder público consiste em assumir a responsabilidade em relação a práticas administrativas institucionais em prol do meio ambiente, a partir do equilíbrio entre o social, a economia e o meio ambiente", explica Elizete. Entre os resultados alcançados pelo projeto, estão a fim do uso de copos plásticos em alguns setores do Judiciário e a melhoria na qualidade de vida no ambiente de trabalho.
 
Elizete explicou que o projeto também desenvolveu várias outras ações, como a conscientização e a sensibilização dos servidores, licitações sustentáveis com o uso da logística reversa (na qual o fornecedor ou vendedor de determinado produto compromete-se a recolhe-lo de dar a destinação correta após o descarta, como é o caso das lâmpadas) e até a coleta das bitucas de cigarro. "Resíduo é bem público a ser cuidado, que temos que cuidar enquanto gestores. E o poder público deve dar respostas e exemplos nessa área", afirmou.
 
De acordo com o presidente da comissão, deputado Gean Loureiro (PMDB), será encaminhada à Mesa da Assembleia Legislativa a sugestão para a celebração de um protocolo de colaboração entre o TJ e Alesc para aprimorar as ações do Parlamento catarinense na área de gestão socioambiental.  "É um exemplo do que pode ser feito e algo que nós podemos fazer aqui na Assembleia", afirmou. 
 
Ainda durante a reunião desta quarta, a Associação R3 Animal apresentou o trabalho desenvolvido com animais silvestres. A ONG, que tem sede no Parque Estadual do Rio Vermelho, em Florianópolis,  auxilia a Polícia Militar Ambiental e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no tratamento e resgate de animais apreendidos e vítimas da ação humana em Santa Catarina. Atualmente, a entidade também é responsável pela trilha ecológica do parque do Rio Vermelho.
 
Segundo a presidente da associação, Cristiane Kolesnikovas, a ONG atua com profissionais voluntários e depende de doações para manter suas atividades. Mais informações podem ser obtidas no site da R3 Animal.
 
Fonte: Agência ALESC
Link: http://agenciaal.alesc.sc.gov.br/index.php/noticia_single/projeto-de-gestaeo-ambiental-do-tjsc-e-apresentado-a-deputados
 

Apresentação

A Secretaria de Gestão Socioambiental e a Comissão homônima são as unidades responsáveis pelo Plano de Logística Sustentável e pelos demais instrumentos de implementação, controle e aprimoramento da política de sustentabilidade, prevista na Resolução CNJ n. 400/2021.